Inteligência artificial consegue quebrar proteção Captcha

Houve um tempo em que a proteção Captcha era considerada a barreira final para dividir seres humanos e bots no acesso a serviços online. Mas não mais.

Pesquisadores especializados em inteligência artificial desenvolveram uma rede neural que, por meio do reconhecimento de letras e imagens por meio de suas formas, foi capaz de quebrar o sistema e automatizar o acesso a plataformas protegidas pelo recurso.

O trabalho é da Vicarious, empresa de inteligência artificial que pertence a Jeff Bezos, fundador da Amazon, em parceria com Mark Zuckerberg, do Facebook.

Os resultados foram divulgados em um trabalho publicado na revista Science e mostram como o algoritmo conseguiu emular, com sucesso, a resposta do cérebro humano aos elementos visuais exibidos pelo Captcha.

O sistema Captcha, cujo nome significa “Teste de Turing Público Completamente Automatizado para Diferenciar Humanos e Computadores”, na sigla em inglês, é usado amplamente na internet para evitar o acesso de bots a serviços restritos ou páginas de download de arquivos.

Ele exibe um desafio simples para qualquer pessoa, mas complicado para as máquinas: reproduzir, em texto, uma palavra exibida em imagem ou o que aparece em uma fotografia. Introduzido em 1990, o sistema ganhou a internet como uma proteção incrivelmente confiável e chegou a alçar outros voos.

Um projeto, por exemplo, usava verificações do Captcha para auxiliar na transposição de textos escaneados para uma contraparte digital, enquanto uma versão do próprio Google melhora os sistemas de detecção do aplicativo de Mapas pedindo que o usuário identifique elementos como placas, carros ou fachadas de lojas em uma imagem.

Para abordar a questão, a Vicarious desenvolveu o que chamou de Rede Cortical Recursiva, RCN, na sigla em inglês, que imita os processos do cérebro humano ao abordar uma parte dos problemas de cada vez. Com diferentes camadas, essa tecnologia exige menos poder computacional ao analisar os pixels de uma imagem em busca de sua forma.

Com isso, ela seria capaz de reconhecer até mesmo objetos que estejam parcialmente ocultos ou letras escritas de maneira cursiva. O resultado dos testes exibiu um índice de acertos de até 92,5% em alguns sistemas de Captcha, e de no mínimo 57% em outros. É o suficiente para considerar a tecnologia efetivamente quebrada, já que, para a empresa, melhorias não muito complexas reduzirão ainda mais a margem de erro.

(dr) Vicarious

O algoritmo da Vicarious conseguiu quebrar o Captcha moderno com uma taxa de acertos que chega aos 92%

Por mais que sua tecnologia não tenha sido desenvolvida com fins escusos, a própria noção de que ela é possível, bem como a revelação dos achados em uma revista científica, deve levar ao desenvolvimento de soluções por indivíduos não tão bem-intencionados assim, o que vai obrigar as empresas a também trabalharem em alternativas.

Foi o que aconteceu, por exemplo, em 2013, quando a própria Vicarious quebrou o projeto inicial do Captcha com uma taxa de acerto média de 90%. Menos de 4 meses depois da revelação da descoberta, hackers começaram a liberar ferramentas automatizadas para quebrar a proteção. Isso motivou aos avanços na própria tecnologia, que levaram ao formato em vigor até hoje.

Desta vez, por outro lado, os pesquisadores são categóricos: os dias desse sistema como ferramenta de proteção estão contados. Isso porque, como a bola da vez é uma rede neural, acaba sendo mais simples adaptar a inteligência artificial a qualquer tipo de complexidade adicional que seja acrescentada, desde que ela ainda se baseie no reconhecimento de imagens.

A sugestão dos especialistas é o uso da autenticação em dois fatores, que não apenas exige atitude humana, mas também seria mais cômoda aos usuários, dispensando a necessidade de verificações a cada atividade realizada online. Mas esse é um papo para o futuro, cuja aplicação não depende necessariamente da Vicarious.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …