Facebook incorpora nova Inteligência Artificial para prevenir suicídios

A maior rede social do mundo modernizou suas ferramentas de rastreio de comportamento suicida para passar a ter uma intervenção mais rápida e proativa.

A tecnologia de prevenção do suicídio acaba de dar um importante passo em frente. A Inteligência Artificial (IA), que rastreia padrões de atividade para determinar quando alguém expressa pensamento de suicídio ou automutilação, agora pode se comunicar com estas pessoas antes que um amigo reporte seu comportamento, informa a RT.

O Facebook apresentou pela primeira vez suas ferramentas de prevenção do suicídio baseadas na IA no início deste ano. Mas até agora esse software requeria que um utilizador ou um dos seus amigos procurasse ajuda a esse respeito.

Agora, a rede social assegura que a tecnologia chegou ao ponto em que pode intervir proativamente quando detecta que alguém corre risco de se automutilar ou se suicidar.

A partir de agora, quando o sistema identifica publicações ou transmissões na ferramenta Live do Facebook que “podem expressar pensamentos suicidas”, esses posts podem ser enviados a revisores da rede especialmente capacitados que, por sua vez, podem contatar equipes de resposta imediata.

“O objetivo de tudo isto é que a nossa detecção proativa possa ser ativada mesmo antes de haver qualquer informação ou contato”, aponta Guy Rosen, vice-presidente de gestão de produto do Facebook.

Esta IA é uma grande mudança no que respeita às ferramentas anteriores do Facebook, que não podiam atuar antes de ser produzido um relatório sobre o assunto. A eliminação desse passo não só significa que a empresa pode identificar casos que podem ter falhado antes, mas também que pode chegar às pessoas que precisam de ajuda muito mais rápido.

Rosen assinala que os primeiros testes do sistema são promissores, já que, só no último mês, as ferramentas de detecção proativa do Facebook deram como resultado mais de 100 verificações de bem-estar.

Agora, as ferramentas também estarão disponíveis fora dos Estados Unidos. Pela primeira vez, o Facebook as expande a nível mundial, com exceção dos países da União Europeia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …