Facebook incorpora nova Inteligência Artificial para prevenir suicídios

A maior rede social do mundo modernizou suas ferramentas de rastreio de comportamento suicida para passar a ter uma intervenção mais rápida e proativa.

A tecnologia de prevenção do suicídio acaba de dar um importante passo em frente. A Inteligência Artificial (IA), que rastreia padrões de atividade para determinar quando alguém expressa pensamento de suicídio ou automutilação, agora pode se comunicar com estas pessoas antes que um amigo reporte seu comportamento, informa a RT.

O Facebook apresentou pela primeira vez suas ferramentas de prevenção do suicídio baseadas na IA no início deste ano. Mas até agora esse software requeria que um utilizador ou um dos seus amigos procurasse ajuda a esse respeito.

Agora, a rede social assegura que a tecnologia chegou ao ponto em que pode intervir proativamente quando detecta que alguém corre risco de se automutilar ou se suicidar.

A partir de agora, quando o sistema identifica publicações ou transmissões na ferramenta Live do Facebook que “podem expressar pensamentos suicidas”, esses posts podem ser enviados a revisores da rede especialmente capacitados que, por sua vez, podem contatar equipes de resposta imediata.

“O objetivo de tudo isto é que a nossa detecção proativa possa ser ativada mesmo antes de haver qualquer informação ou contato”, aponta Guy Rosen, vice-presidente de gestão de produto do Facebook.

Esta IA é uma grande mudança no que respeita às ferramentas anteriores do Facebook, que não podiam atuar antes de ser produzido um relatório sobre o assunto. A eliminação desse passo não só significa que a empresa pode identificar casos que podem ter falhado antes, mas também que pode chegar às pessoas que precisam de ajuda muito mais rápido.

Rosen assinala que os primeiros testes do sistema são promissores, já que, só no último mês, as ferramentas de detecção proativa do Facebook deram como resultado mais de 100 verificações de bem-estar.

Agora, as ferramentas também estarão disponíveis fora dos Estados Unidos. Pela primeira vez, o Facebook as expande a nível mundial, com exceção dos países da União Europeia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …