Facebook incorpora nova Inteligência Artificial para prevenir suicídios

A maior rede social do mundo modernizou suas ferramentas de rastreio de comportamento suicida para passar a ter uma intervenção mais rápida e proativa.

A tecnologia de prevenção do suicídio acaba de dar um importante passo em frente. A Inteligência Artificial (IA), que rastreia padrões de atividade para determinar quando alguém expressa pensamento de suicídio ou automutilação, agora pode se comunicar com estas pessoas antes que um amigo reporte seu comportamento, informa a RT.

O Facebook apresentou pela primeira vez suas ferramentas de prevenção do suicídio baseadas na IA no início deste ano. Mas até agora esse software requeria que um utilizador ou um dos seus amigos procurasse ajuda a esse respeito.

Agora, a rede social assegura que a tecnologia chegou ao ponto em que pode intervir proativamente quando detecta que alguém corre risco de se automutilar ou se suicidar.

A partir de agora, quando o sistema identifica publicações ou transmissões na ferramenta Live do Facebook que “podem expressar pensamentos suicidas”, esses posts podem ser enviados a revisores da rede especialmente capacitados que, por sua vez, podem contatar equipes de resposta imediata.

“O objetivo de tudo isto é que a nossa detecção proativa possa ser ativada mesmo antes de haver qualquer informação ou contato”, aponta Guy Rosen, vice-presidente de gestão de produto do Facebook.

Esta IA é uma grande mudança no que respeita às ferramentas anteriores do Facebook, que não podiam atuar antes de ser produzido um relatório sobre o assunto. A eliminação desse passo não só significa que a empresa pode identificar casos que podem ter falhado antes, mas também que pode chegar às pessoas que precisam de ajuda muito mais rápido.

Rosen assinala que os primeiros testes do sistema são promissores, já que, só no último mês, as ferramentas de detecção proativa do Facebook deram como resultado mais de 100 verificações de bem-estar.

Agora, as ferramentas também estarão disponíveis fora dos Estados Unidos. Pela primeira vez, o Facebook as expande a nível mundial, com exceção dos países da União Europeia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …