A escravidão ainda existe: imigrantes africanos estão à venda por R$ 285

United Nations Photo / Flickr

Muitos imigrantes que chegam à Líbia com o sonho de atravessarem o Mediterrâneo em direção à Europa acabam vendidos como escravos. A CNN esteve em um leilão de pessoas e falou com um jovem que foi vendido como escravo.

A CNN denuncia venda de imigrantes africanos na Líbia depois de receber um vídeo onde se veem vários homens sendo leiloados. As autoridades locais prometeram investigar a situação.

O canal norte americano disse ter passado vários meses verificando a autenticidade das imagens.

Um dos homens que aparece no vídeo foi vendido por 1.200 dinares líbios (R$ 285). O homem que faz a venda não aparece no vídeo. que tem pouca qualidade, apenas se vê sua mão, em cima do ombro do – a partir daquele momento – escravo.

Com uma equipe no local, a emissora conseguiu chegar a um leilão em uma localidade a cerca de 30 minutos de Trípoli, explicando que ocorrem entre uma e duas vezes por mês em diversas cidades.

Alguém quer um cavador? Este é um cavador, um homem grande forte, ele cava”, diz o vendedor. Aos poucos, vão aumentando as ofertas: “500, 550, 600, 650, 700…”. Em poucos minutos, o homem é vendido e entregue ao novo “dono”, não passa de “mercadoria”, como aliás, fazem questão de afirmar.

A maioria destes homens são imigrantes, que fugiram dos países devido a conflitos e à pobreza. Chegam até a Líbia na esperança de atravessar o Mediterrâneo e chegarem à Europa.

Com o aumento da fiscalização por parte da guarda costeira, porém, há cada vez menos embarcações se aventurando pelo mar, levando a cada vez mais pessoas retidas em terra. Isso levou os contrabandistas a começarem a vender os eventuais passageiros.

De acordo com a CNN, há imigrantes e refugiados oriundos da África subsaariana que são leiloados por 400 dólares, caso não consigam pagar o resgate exigido pelas redes de tráfico. Estes grupos, em vez de garantirem a entrada dos imigrantes em solo europeu, os exploram ao limite para fazer mais algum dinheiro.

O responsável pelo centro de detenção, local onde os imigrantes ficam retidos por não conseguirem chegar a solo europeu, assumiu que já ouviu rumores de vendas de escravos, mas nunca assistiu à nada.

Não acontece à nossa frente, não há provas”, afirmou. O tenente Naser Hazam, da Agência Anti-Imigração Ilegal, também disse nunca ter assistido a um leilão de escravos, mas confirmou que existem gangues que fazem contrabando de pessoas no país.

“Alguns relatos são verdadeiramente terríveis e os mais recentes relatos de ‘mercados de escravos’ para imigrantes podem ser acrescentados à longa lista de horrores“, referiu, emm comunicado, Mohammed Abdiker, diretor de operações da Organização Internacional para a Migração.

De acordo com a mesma organização, a violência da viagem pelo norte de África levou quase 9 mil imigrantes a optarem por voltar para casa – por mais terríveis que os conflitos nestes locais possam ser.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …