A festa da virada em Campos do Jordão neste ano é ainda mais especial: o show pirotécnico, que deverá durar de 10 a 12 minutos, será silencioso.
A novidade atende à Lei Municipal sancionada este ano, que proíbe a queima de fogos com estampidos na cidade. A medida vale também para particulares. O não cumprimento da Lei acarretará multa que varia de R$ 952,66 para pessoas físicas, até R$ 2.256,30 para empresas.
O objetivo da lei é respeitar crianças, idosos e evitar danos aos animais, sensíveis aos ruídos causados pelos fogos de artifício tradicionais. Os danos por conta do barulho atingem tanto animais domésticos quanto os silvestres. Os pássaros, por exemplo, estão entre os mais atingidos.
Os shows e a queima de fogos acontecem na Praça do Capivari. Às 18h, sobe ao palco o DJ Mateo. Às 22h, será a vez da Banda Tardis, com sucessos de pop, MPB e rock. À meia-noite haverá contagem regressiva e show pirotécnico, com um espetáculo de luzes e cores – e sem estampidos.
A Banda Tardis volta ao palco e continua sua apresentação até as 2h da manhã.
O evento é gratuito.
A demanda por fogos de artifício sem som têm aumentado em todo o país e é uma tendência que a ser seguida por outras prefeituras. Na região de São Paulo, Campos do Jordão é a primeira a implantar os fogos silenciosos.
A promoção do evento é uma parceria entre a prefeitura da cidade e empresários locais e está sendo organizada pelo Campos do Jordão Convention Bureau. A estrutura da festa prevê seguranças e a instalação de banheiros químicos no entorno da praça São Benedito, no Capivari.
Ciberia // Razões para Acreditar