A empresa de transporte espacial norte-americana SpaceX anunciou o lançamento bem sucedido do foguete Falcon 9, que levava um satélite secreto do governo dos EUA em órbita.
O foguete Falcon 9, que transportava um satélite secreto do governo dos EUA, foi lançado com sucesso, nesta segunda-feira (8), na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, informou a empresa espacial do bilionário Elon Musk.
Esta foi, segundo a euronews, uma missão espacial rodeada de grande secretismo e especulação, que teve como “cliente” o governo dos EUA, sob o nome de código “Zuma”.
Nem a empresa, nem o Pentágono responderam a qualquer questão sobre a natureza deste projeto. O grupo empresarial Northrop Grumman, responsável pela fabricação do engenho, explicou apenas que a “carga” seria colocada em órbita terrestre baixa, sem avançar, porém, com mais detalhes.
O lançamento do satélite deveria ter ocorrido no mês de novembro. No entanto, foi adiado diversas vezes por razões diferentes.
Esta já é a terceira missão secreta levada a cabo pela SpaceX, que transportou o satélite espião do National Reconnaissance Office dos Estados Unidos e o avião espacial não-habitado X-37B da Força Aérea norte-americana.
Ciberia // ZAP
Como vocês afirmam que é um satélite.
A carga é secreta e pode ser qualquer coisa. Estão fugindo das regras básicas de jornalismo, hein. Cuidado
Caro senhor anônimo,
De acordo com a definição no dicionário Michaelis (e vários outros consultados pela redação), satélite significa “um corpo celeste que orbita outro”. Eles podem ser naturais (como é o caso da Lua e dos 18 satélites de Saturno) ou artificiais, como por exemplo um dispositivo para geolocalização (GPS). No próprio texto da matéria, é citada a empresa que fabricou a carga, afirmando que ela seria colocada em uma “órbita terrestre baixa” – o que torna este o lançamento de um… satélite. Para que fim é que não sabemos.
Portanto, sugiro que antes de criar este tipo de comentário repense se o que tem a dizer realmente vale a pena ser dito, ou se será apenas um ataque sem fundamento. E caso queira conferir por si mesmo o dicionário antes de sair pela internet ditando “as regras básicas do jornalismo”, clique aqui.
Hahaha… Anônimo e Acéfalo !