Datafolha: Lula ganharia as eleições se puder ser candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato, direito que pode perder após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre segunda e terça-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratificar e ampliar de nove para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância ao ex-presidente, já proclamado pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o Datafolha, se Lula puder ser candidato, obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.

Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.

Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.

Apesar do favoritismo, a candidatura de Lula pode ser impugnada pela justiça, pois as leis eleitorais impedem expressamente que uma pessoa condenada em segunda instância se postule a qualquer cargo público, embora a defesa do ex-presidente acredite que poderá reverter a sentença antes das eleições.

De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Nesse caso, tanto Marina quanto Gomes venceria o ex-militar, que em um eventual segundo turno não obteria mais de 33% dos votos.

A pesquisa divulgada nesta quarta é a primeira desde a condenação de Lula no TRF-4. O Datafolha entrevistou 2.826 eleitores de 174 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  1. Não diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus`? contra fatos não há argumentos. Por mais que se descabele. E a injustiça paga um preço muito alto no futuro.

  2. É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  3. A falta de cultura e de principios ainda vai destruir o meu Brasil. É impossivel que, ainda hoje, alguem honesto realmente acredite que este cara fez algo positivo pelo Brasil.

  4. Vejamos as coisas ´´impresionantes´´ que Lula fez fora do Brasil 1) Deu dinheiro para as empreiteiras fazer obras fora do Brasil desde que uma parte fosse para o PT, 2) Chamou os presos políticos de Cuba de ´´bandidos´´ (ele esqueceu que também foi preso político), 3) Passou a mão na cabeça de Ivo Morales quando este estatizou a Petrobras de Bolívia pagando depois algunos trocados , 4) Fechou os olhos para a roubadeira que estava acontecendo, 5) Pratica o lema ´´fazer coisas boas para ocultar as ruims´´, 6) Rodeia-se de ´´amigos´´ que são verdadeiros bandidos (quem rouba ; bandido é), 7) Chamou a justiça de ´´república de Curitiba quando foi a vez dele´´, 8) Se meteu em assuntos políticos do Paraguay sem ser convidado, 9) Onde havia governos comunistas, filo-comunistas ou neomarxistas NADA fez pelos DEMOCRATAS e pela DEMOCRACIA,Etc.Etc. Lula é um DEMONIO MARXISTA para América Latina.

  5. Concordo plenamente com Sergio Becker. Porém não me espanto porque o povo brasileiro em geral vem sendo preparado para não analisar nada para que a quadrilha PT/PMDB pudesse fazer todo tipo de corrupção sem que ninguém reclamasse.Tática comunista. Só o poder de Deus pode botar as coisas no seu devido lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …