Uma pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e divulgada na sexta-feira (2) aponta que a maior parte dos brasileiros defende a participação de Lula nas eleições presidenciais.
O levantamento foi realizado entre 24 e 26 de fevereiro e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ele foi publicado pela Carta Capital.
54% da população defende que o petista tenha o direito de participar do pleito, enquanto 37% acredita que Lula deveria ser impedido e 9% não sabe ou não quis opinar.
Com condenação confirmada em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o ex-presidente pode ser impedido de participar da corrida presidencial pela Lei de Ficha Limpa. O PT, todavia, afirma que Lula será candidato e não há “plano b”.
Além disso, 49% dos entrevistados acredita que Lula não deveria ser preso, enquanto 36% defende sua detenção e 16% não sabe ou não quis opinar. A íntegra da pesquisa pode ser conferida no aqui.
Segundo uma pesquisa realizada em janeiro pelo Instituto Datalolha, o ex-presidente Lula ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato. Ele obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.
Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.
Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.
De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).
Ciberia // Sputnik News
Ciberia perdeu a credibilidade depois dessa notícia tendenciosa, gostava das matérias de vocês, GOSTAVA.
Depois dessa não acredito mais na credibilidade do site de vocês, em vez buscar fontes confiáveis vão atrás do Instituto Lula e Carta Capital? Lamentável.
Até o Datafolha que é tendencioso para o PT falou que 54% querem Lula preso.
Depois dessa estou descadastrando meu email.
Caro Carlos,
Respeitamos a sua opinião e lamentamos perdê-lo como leitor.
No entanto, estamos tranquilos em relação à pluralidade do nosso conteúdo, às fontes que utilizamos para fazê-lo e ao trabalho jornalístico que oferecemos.
Caso queira conferir os dados desta pesquisa diretamente, clique aqui.
Prezado Carlos,
Infelizmente, sou obrigado a concordar com sua opinião. Noticiar é uma coisa, ser tendencioso é outra bem diferente.
Prezados responsáveis por esta notícias, a questão sobre a pluralidade do conteúdo não é o cerne do apontamento feito pelo colega. Ser plural, inclusive, é buscar mais de uma fonte. O quê se lê aqui é “singular”. Embora este veículo fosse tendenciosamente discreto noutras notícias, até então não havia nada declarado e tão fortemente inclinado para a valorização de notícias politiqueiras esquerdistas. No entanto, esta, põe um ponto de interrogação no jornalismo “”ciberiano””. Fazer jornalismo baseando-se numa única e pouco confiável fonte, é, no mínimo, imprudência e amadorismo. Vocês não estão perdendo um leitor como o Carlos, estão perdendo muto mais do que isso, podem apostar. A imparcialidade, e todo bom jornalista sabe, é o que credita a boa “notícia”. Menosprezar a inteligencia do seu leitor reafirmando que a fonte utilizada tem credibilidade é o mesmo que afirmar que o Sr. Luiz Inácio da Silva é vítima de injustiça e dono de credibilidade para agir novamente (impunimente) enganando a massa que recebe migalhas como as pessoas que aparecem na foto desta mesma “reportagem” (infeliz e medíocre). Essa pesquisa não representa, nem de perto, a realidade da opinião pública. Lamento dizer, mas vocês deixaram a imparcialidade jornalistica do lado de fora desse veículo. Uma pena.
Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Mula sem Cabeça… cada um acredita no que quer acreditar.
É possível… dependendo de como a pergunta foi feita, que critérios foram usados para selecionar onde e quem foi entrevistado…
Datafolha e Vox Populi em pesquisas pagas pela CUT e divulgadas pela Carta Capital não agregam muita credibilidade.
Mas, independentemente do grau de confiabilidade, qual o propósito de propagandear a opinião pública sobre algo do domínio da Justiça? Mera curiosidade? Pressionar o Judiciário a violar as leis para atender à suposta maioria da opinião pública?
Não defendo que a Ciberia deixe de publicar a notícia mas não desconheço o poder da escolha de como formatar cada notícia que merece a publicação. Uma pequena observação sobre a importância de Lula não ser tratado como exceção às leis, especialmente a da Ficha Limpa nesse caso específico, ajudaria os leitores a colocar as coisas nos devidos lugares.
Nossa, que pesquisa é essa? O instituto quer dizer que o brasileiro aceita a corrupção desde que seja feita pelo Lula é isso? Difícil acreditar em pesquisas hoje em dia, ainda mais quando é encomendada por CUT, MST, PT e etc.
Cibéria, até logo, vou descadastrar-me. O Vox Populi com a CUT, putz! Só entrevistaram a turma Ptralha. Até nunca mais…
Caro Xykko,
A pesquisa é que está em causa.
Não o Ciberia.
Sério! Qual a margem de erro dessa pesquisa do Vox Populi? Vamos confrontar com pesquisas de outros institutos? O povo não se incomoda de um candidato comprovadamente corrupto, réu em seis processos, já condenado em um deles? O eleitor é sadomasoquista? Gosta de sofrer com os seus eleitos? O que dizer de um candidato que faz vista grossa a tudo o que acontece na Venezuela? A verdade dói quando o mito cai por terra. Era tudo um “blefe” aquele papo de “partido mais coerente”. O pior cego é o que não quer ver.
instituto de pesquisa Vox Populi perdeu a nossa credibilidade.
Ciberia perdeu credibilidade e mostrou sua verdadeira face: a serviço do pt
Com certeza que os inconformados lulofóbicos e ptfóbicos vão discordar da pesquisa.A realidade está ai: Lula! aceite-o ou não aceite-o, está aí…e goste ou não goste, mudou a realidade desse país.Votei, voto e votarei nele,sempre.Somos nós contra vós e vós contra nós…
Arca, você é um mané…
Realmente esse bandido mudou a realidade desse País. Quebrou-o. Uma material do Estadão intitulada “quadrilhão do PT” no qual envolve toda a cúpula do partido em roubalheira que beira a cifra 1,5 bil, dos cofres da Petrobras. Em sã consciência, algum membro desse partido macabro merece crédito. Para mim uma pequisa sem fundamentos e tendenciosa. E a meu ver tem como objetivo influenciar os eleitores possivelmente mal informados dos atos negligentes deste senhor.
Para 90% dos brasileiros não confiam nesta pequisa e nem no tal fulano.
Desde quando eu acredito em pesquisas ? Mais ainda desta Vox Populi ???
KKKKKKKKKKKK DE ONDE TIRARAM ISSOOOOOO KKKKKKKKKKKKKKKK