Datafolha: Lula ganharia as eleições se puder ser candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato, direito que pode perder após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre segunda e terça-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratificar e ampliar de nove para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância ao ex-presidente, já proclamado pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o Datafolha, se Lula puder ser candidato, obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.

Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.

Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.

Apesar do favoritismo, a candidatura de Lula pode ser impugnada pela justiça, pois as leis eleitorais impedem expressamente que uma pessoa condenada em segunda instância se postule a qualquer cargo público, embora a defesa do ex-presidente acredite que poderá reverter a sentença antes das eleições.

De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Nesse caso, tanto Marina quanto Gomes venceria o ex-militar, que em um eventual segundo turno não obteria mais de 33% dos votos.

A pesquisa divulgada nesta quarta é a primeira desde a condenação de Lula no TRF-4. O Datafolha entrevistou 2.826 eleitores de 174 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  1. Não diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus`? contra fatos não há argumentos. Por mais que se descabele. E a injustiça paga um preço muito alto no futuro.

  2. É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  3. A falta de cultura e de principios ainda vai destruir o meu Brasil. É impossivel que, ainda hoje, alguem honesto realmente acredite que este cara fez algo positivo pelo Brasil.

  4. Vejamos as coisas ´´impresionantes´´ que Lula fez fora do Brasil 1) Deu dinheiro para as empreiteiras fazer obras fora do Brasil desde que uma parte fosse para o PT, 2) Chamou os presos políticos de Cuba de ´´bandidos´´ (ele esqueceu que também foi preso político), 3) Passou a mão na cabeça de Ivo Morales quando este estatizou a Petrobras de Bolívia pagando depois algunos trocados , 4) Fechou os olhos para a roubadeira que estava acontecendo, 5) Pratica o lema ´´fazer coisas boas para ocultar as ruims´´, 6) Rodeia-se de ´´amigos´´ que são verdadeiros bandidos (quem rouba ; bandido é), 7) Chamou a justiça de ´´república de Curitiba quando foi a vez dele´´, 8) Se meteu em assuntos políticos do Paraguay sem ser convidado, 9) Onde havia governos comunistas, filo-comunistas ou neomarxistas NADA fez pelos DEMOCRATAS e pela DEMOCRACIA,Etc.Etc. Lula é um DEMONIO MARXISTA para América Latina.

  5. Concordo plenamente com Sergio Becker. Porém não me espanto porque o povo brasileiro em geral vem sendo preparado para não analisar nada para que a quadrilha PT/PMDB pudesse fazer todo tipo de corrupção sem que ninguém reclamasse.Tática comunista. Só o poder de Deus pode botar as coisas no seu devido lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …