Datafolha: Lula ganharia as eleições se puder ser candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato, direito que pode perder após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre segunda e terça-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratificar e ampliar de nove para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância ao ex-presidente, já proclamado pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o Datafolha, se Lula puder ser candidato, obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.

Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.

Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.

Apesar do favoritismo, a candidatura de Lula pode ser impugnada pela justiça, pois as leis eleitorais impedem expressamente que uma pessoa condenada em segunda instância se postule a qualquer cargo público, embora a defesa do ex-presidente acredite que poderá reverter a sentença antes das eleições.

De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Nesse caso, tanto Marina quanto Gomes venceria o ex-militar, que em um eventual segundo turno não obteria mais de 33% dos votos.

A pesquisa divulgada nesta quarta é a primeira desde a condenação de Lula no TRF-4. O Datafolha entrevistou 2.826 eleitores de 174 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  1. Não diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus`? contra fatos não há argumentos. Por mais que se descabele. E a injustiça paga um preço muito alto no futuro.

  2. É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  3. A falta de cultura e de principios ainda vai destruir o meu Brasil. É impossivel que, ainda hoje, alguem honesto realmente acredite que este cara fez algo positivo pelo Brasil.

  4. Vejamos as coisas ´´impresionantes´´ que Lula fez fora do Brasil 1) Deu dinheiro para as empreiteiras fazer obras fora do Brasil desde que uma parte fosse para o PT, 2) Chamou os presos políticos de Cuba de ´´bandidos´´ (ele esqueceu que também foi preso político), 3) Passou a mão na cabeça de Ivo Morales quando este estatizou a Petrobras de Bolívia pagando depois algunos trocados , 4) Fechou os olhos para a roubadeira que estava acontecendo, 5) Pratica o lema ´´fazer coisas boas para ocultar as ruims´´, 6) Rodeia-se de ´´amigos´´ que são verdadeiros bandidos (quem rouba ; bandido é), 7) Chamou a justiça de ´´república de Curitiba quando foi a vez dele´´, 8) Se meteu em assuntos políticos do Paraguay sem ser convidado, 9) Onde havia governos comunistas, filo-comunistas ou neomarxistas NADA fez pelos DEMOCRATAS e pela DEMOCRACIA,Etc.Etc. Lula é um DEMONIO MARXISTA para América Latina.

  5. Concordo plenamente com Sergio Becker. Porém não me espanto porque o povo brasileiro em geral vem sendo preparado para não analisar nada para que a quadrilha PT/PMDB pudesse fazer todo tipo de corrupção sem que ninguém reclamasse.Tática comunista. Só o poder de Deus pode botar as coisas no seu devido lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …