Datafolha: Lula ganharia as eleições se puder ser candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato, direito que pode perder após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre segunda e terça-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratificar e ampliar de nove para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância ao ex-presidente, já proclamado pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o Datafolha, se Lula puder ser candidato, obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.

Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.

Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.

Apesar do favoritismo, a candidatura de Lula pode ser impugnada pela justiça, pois as leis eleitorais impedem expressamente que uma pessoa condenada em segunda instância se postule a qualquer cargo público, embora a defesa do ex-presidente acredite que poderá reverter a sentença antes das eleições.

De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Nesse caso, tanto Marina quanto Gomes venceria o ex-militar, que em um eventual segundo turno não obteria mais de 33% dos votos.

A pesquisa divulgada nesta quarta é a primeira desde a condenação de Lula no TRF-4. O Datafolha entrevistou 2.826 eleitores de 174 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  1. Não diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus`? contra fatos não há argumentos. Por mais que se descabele. E a injustiça paga um preço muito alto no futuro.

  2. É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  3. A falta de cultura e de principios ainda vai destruir o meu Brasil. É impossivel que, ainda hoje, alguem honesto realmente acredite que este cara fez algo positivo pelo Brasil.

  4. Vejamos as coisas ´´impresionantes´´ que Lula fez fora do Brasil 1) Deu dinheiro para as empreiteiras fazer obras fora do Brasil desde que uma parte fosse para o PT, 2) Chamou os presos políticos de Cuba de ´´bandidos´´ (ele esqueceu que também foi preso político), 3) Passou a mão na cabeça de Ivo Morales quando este estatizou a Petrobras de Bolívia pagando depois algunos trocados , 4) Fechou os olhos para a roubadeira que estava acontecendo, 5) Pratica o lema ´´fazer coisas boas para ocultar as ruims´´, 6) Rodeia-se de ´´amigos´´ que são verdadeiros bandidos (quem rouba ; bandido é), 7) Chamou a justiça de ´´república de Curitiba quando foi a vez dele´´, 8) Se meteu em assuntos políticos do Paraguay sem ser convidado, 9) Onde havia governos comunistas, filo-comunistas ou neomarxistas NADA fez pelos DEMOCRATAS e pela DEMOCRACIA,Etc.Etc. Lula é um DEMONIO MARXISTA para América Latina.

  5. Concordo plenamente com Sergio Becker. Porém não me espanto porque o povo brasileiro em geral vem sendo preparado para não analisar nada para que a quadrilha PT/PMDB pudesse fazer todo tipo de corrupção sem que ninguém reclamasse.Tática comunista. Só o poder de Deus pode botar as coisas no seu devido lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …