Datafolha: Lula ganharia as eleições se puder ser candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais de outubro caso fosse candidato, direito que pode perder após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre segunda e terça-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratificar e ampliar de nove para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância ao ex-presidente, já proclamado pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o Datafolha, se Lula puder ser candidato, obteria no primeiro turno entre 34% e 37% dos votos.

Os números variam em função de outros possíveis candidatos, entre os quais desponta o deputado Jair Bolsonaro, cuja intenção de voto oscila entre 16% e 18%, o que o colocaria em um eventual segundo turno.

Nesse cenário, Lula obteria entre 44% e 49% e seria eleito tanto contra Bolsonaro como qualquer outro candidato.

Apesar do favoritismo, a candidatura de Lula pode ser impugnada pela justiça, pois as leis eleitorais impedem expressamente que uma pessoa condenada em segunda instância se postule a qualquer cargo público, embora a defesa do ex-presidente acredite que poderá reverter a sentença antes das eleições.

De acordo com o Datafolha, se Lula finalmente não conseguir ser candidato, Bolsonaro ganharia o primeiro turno com uma votação que oscilaria entre 18% e 20%, seguido por Marina Silva (13%) e Ciro Gomes (10%).

Nesse caso, tanto Marina quanto Gomes venceria o ex-militar, que em um eventual segundo turno não obteria mais de 33% dos votos.

A pesquisa divulgada nesta quarta é a primeira desde a condenação de Lula no TRF-4. O Datafolha entrevistou 2.826 eleitores de 174 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  1. Não diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus`? contra fatos não há argumentos. Por mais que se descabele. E a injustiça paga um preço muito alto no futuro.

  2. É impressionante como alguém ainda tem o despudor de querer destruir um homem só porque ele teve a coragem de governar dando direitos aos famintos de poder se alimentar. Teve inteligência de governar dando oportunidades aos ricos e pobres de terem escola, de ter dignidade, teve a sabedoria de ser reconhecido mundialmente como o homen que tirou 40 milhões da pobreza, nunça em tempo algum um simples metalúrgico recebeu tantas condecorações, e reconhecimento das maiores univercidades dos países desenvolvidos. Quem deseja o mal para um homem como este só pode ser doido, ou muito ruim, pior que o capeta. Ignorante é muito pouco para classificar quem deseja a morte ou a prisão du Lula.

  3. A falta de cultura e de principios ainda vai destruir o meu Brasil. É impossivel que, ainda hoje, alguem honesto realmente acredite que este cara fez algo positivo pelo Brasil.

  4. Vejamos as coisas ´´impresionantes´´ que Lula fez fora do Brasil 1) Deu dinheiro para as empreiteiras fazer obras fora do Brasil desde que uma parte fosse para o PT, 2) Chamou os presos políticos de Cuba de ´´bandidos´´ (ele esqueceu que também foi preso político), 3) Passou a mão na cabeça de Ivo Morales quando este estatizou a Petrobras de Bolívia pagando depois algunos trocados , 4) Fechou os olhos para a roubadeira que estava acontecendo, 5) Pratica o lema ´´fazer coisas boas para ocultar as ruims´´, 6) Rodeia-se de ´´amigos´´ que são verdadeiros bandidos (quem rouba ; bandido é), 7) Chamou a justiça de ´´república de Curitiba quando foi a vez dele´´, 8) Se meteu em assuntos políticos do Paraguay sem ser convidado, 9) Onde havia governos comunistas, filo-comunistas ou neomarxistas NADA fez pelos DEMOCRATAS e pela DEMOCRACIA,Etc.Etc. Lula é um DEMONIO MARXISTA para América Latina.

  5. Concordo plenamente com Sergio Becker. Porém não me espanto porque o povo brasileiro em geral vem sendo preparado para não analisar nada para que a quadrilha PT/PMDB pudesse fazer todo tipo de corrupção sem que ninguém reclamasse.Tática comunista. Só o poder de Deus pode botar as coisas no seu devido lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …