Um robô dotado com Inteligência Artificial (IA) começou a operar no centro médico Shuanggang, na cidade de Hefei, capital da província chinesa de Anhui, leste da China.
O “Doutor Assistente IA” é um robô, dotado com Inteligência Artificial, capaz de diagnosticar pacientes e passar receitas médicas. O robô foi desenvolvido pela empresa chinesa iFlytek e tem um aspecto humanoide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.
O sistema se baseia em diagnósticos anteriores. O robô é capaz de memorizar as receitas de outros médicos, que trabalham no mesmo ambulatório, de forma a que possa se basear em experiências passadas para tratar seus próprios doentes.
No ano passado, o Doutor Assistente IA se tornou o primeiro robô do mundo a passar nos exames para obter a licença necessária para exercer a medicina.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, os diagnósticos terão que ser confirmados por um médico humano em uma fase inicial, como uma forma de prevenção caso algo não corra como previsto.
A China é um dos países líderes na pesquisa sobre a IA e robótica. Os robôs já são utilizados na China em várias áreas, incluindo redação de notícias ou no cuidado de crianças e idosos.
Ciberia, Lusa // ZAP