Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo “cessação das sanções”

Governo da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela.

No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime solidariedade perante “o importante desafio histórico“, que assola o mundo nos últimos meses, se referindo à pandemia do novo coronavírus.

“Em meio à nossa luta sem trégua contra a covid-19, envio uma carta ao povo dos EUA, com uma mensagem de solidariedade e um apelo à paz. Nenhuma agressão da supremacia pode romper nossos laços de fraternidade.”

Além disso, Nicolás Maduro criticou o envio de militares norte-americanos à região por poder levar “a um conflito bélico custoso, sangrento e de duração indefinida”.

Na carta, o Presidente da Venezuela reiterou querer reconciliação com os norte-americanos, de quem espera que acabem com a “loucura” do Governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além do mais, Maduro pediu para os norte-americanos responsabilizarem seus governantes e forçá-los a concentrar atenção e recursos na luta contra a pandemia da covid-19.

“Faço um apelo ao povo dos Estados Unidos. Peço a cessação das ameaças militares, o fim das sanções […] Peço com o coração aberto para que não permitam que o seu país seja arrastado mais uma vez, a outro conflito interminável, outro Vietnã ou outro Iraque, mas desta vez mais perto de casa”, escreveu o presidente em uma carta.

Maduro acrescentou ainda que quer “relações fraternais, de cooperação, de intercâmbio e de respeito”, salientando, ao mesmo tempo, que não vai aceitar “ameaças bélicas, nem bloqueios e nem intenções de instalar uma tutela internacional que viole a soberania”.

Anteriormente, o Presidente venezuelano anunciou no âmbito da operação militar Escudo Bolivariano 2020 mobilização da artilharia bolivariana, sem dar muitos detalhes das manobras.

A carta divulgada por Nicolás Maduro foi publicada depois do envio de Washington de navios de guerra da Marinha dos EUA para combater narcotráfico no Caribe.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …