Criar ou divulgar legendas sem autorização é crime, decide Justiça

Filmes e séries estrangeiros publicados em páginas de conteúdos piratas na internet geralmente contam com diversas opções de legendas – uma ação voluntária, já que os próprios usuários são responsáveis pela tradução e divulgação dos textos na rede.

Só que esse “trabalho” pode estar com os dias contados, pelo menos na Holanda: por lá, o Tribunal do Distrito de Amsterdam decidiu ser ilegal traduzir e publicar legendas online.

De acordo com o TorrentFreak, a decisão vem após a entidade Free Subtitles Foundation (FSF) processar o BREIN, associação holandesa de proteção a direitos autorais. A FSF entrou com um pedido defendendo a divulgação de legendas na web, mesmo para filmes e séries pirateados.

Além disso, afirmou que estava sendo perseguida pelo órgão governamental e outros grupos representantes da indústria do entretenimento, que queriam o fim das atividades do projeto sem fins lucrativos.

Camiel Beijer, advogado da entidade, disse que o caso foi apresentado com base em dois pilares. “O ponto principal é se a criação e publicação de legendas de filmes são atos reservados apenas para a produtora do trabalho cinematográfico em questão. O segundo diz respeito a uma revisão de conduta da BREIN contra as pessoas que criam e reproduzem legendas”, destacou.

Só que, depois de analisar o caso, a Justiça decidiu ficar do lado do BREIN e rejeitou todos os requerimentos da FSF. O Tribunal concluiu que a produção e compartilhamento de legendas pertence exclusivamente aos detentores dos direitos da obra. Qualquer outro trabalho fora desses padrões ou sem autorização das empresas será considerado crime.

“Com essa decisão, será mais fácil para o BREIN manter seu trabalho contra legenders ilegais e contra sites e serviços que coletam legendas ilegais e as colocam em filmes e programas de TV de fontes ilegais. A decisão do júri deixa claro mais uma vez que isso é ilegal”, afirmou Tim Kuik, diretor do BREIN.

Ele também alegou que “a tradução independente feita por usuários comuns não é apenas prejudicial para os detentores de direitos autorais, mas também promove uma concorrência desleal para modelos de negócios emergentes envolvendo filmes e programas televisivos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …