O aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas dessas áreas estão afundando, aumentando consideravelmente o risco de inundações.
Na área Baía de San Francisco, só o aumento do nível do mar poderia inundar uma área entre 50 a 410 quilômetros quadrados até 2100, dependendo da quantidade de ação necessária para limitar o aquecimento global e da rapidez com que as calotas polares derretem.
Mas quando o abatimento do solo também é tido em consideração, a área vulnerável às inundações durante marés altas e ondas de tempestade aumenta para entre 130 e 430 quilômetros quadrados.
Essa é a conclusão de Manoochehr Shirzaei, da Universidade de Arizona, e de Roland Bürgmann na Universidade da Califórnia, em um estudo publicado na semana passada na Science Advances. Os pesquisadores usaram dados de satélite de 2007 a 2010 para descobrir como a altura do solo mudou na área da baía no período.
Algumas áreas, como o Vale de Santa Clara, aumentaram ligeiramente, provavelmente devido ao aumento do armazenamento de águas subterrâneas. Mas a maioria das áreas afundou cerca de 1 ou 2 milímetros por ano.
Alguns lugares, incluindo partes da própria cidade, além do Aeroporto Internacional de São Francisco e da Foster City, baixaram até 10 milímetros por ano. Isso porque essas áreas são construídas sobre depósitos naturais de lama ou aterros que ainda estão sendo compactados.
A subsidência significa que essas áreas estão afundando ainda mais rápido do que o nível do mar aumenta devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração. Os resultados mostram a importância de se ter em conta a subsidência do solo ao calcular o risco de inundações costeiras, dizem os pesquisadores.
Em 2009, Syvitski e os colegas mostraram que a subsidência de até 150 milímetros por ano é um grande problema na maioria dos deltas do rio do mundo, afetando as cidades de Nova Orleans a Bangkok e Shangai.
Uma das principais causas é a extração de águas subterrâneas, gás e petróleo. O bloqueio das inundações é outro: sem depósitos anuais de material fresco, os deltas diminuem rapidamente devido à compactação.
Ciberia // ZAP