Mudanças climáticas podem afundar oito das mais famosas cidades do mundo

Um relatório científico publicado recentemente pela organização Christian Aid indicou as grandes cidades costeiras que correm o risco de sofrer fortes inundações por causa do aquecimento global.

Os especialistas alertam no documento que, se o aquecimento global for superior a 1,5 graus, o aumento do nível do mar ultrapassará 40 centímetros, fazendo com que algumas famosas cidades costeiras “fiquem extremamente vulneráveis perante tempestades e inundações”.

“Algumas das cidades mais famosas do mundo estão se afundando à medida que as mudanças climáticas fazem subir o nível do mar”, advertem os autores. “Estas metrópoles podem parecer fortes e estáveis mas é uma ilusão”, diz o relatório.

À medida que o nível do mar aumenta, elas estão correndo cada vez mais perigo e ficando mais debaixo de água”, acrescenta o relatório da Christian Aid. Entre as cidades mencionadas na reportagem se encontram oito das mais famosas cidades do Mundo.

A primeira dessas cidades é Jacarta, na Indonésia. Os cientistas destacam que 40% da capital do país asiático já se encontra abaixo do nível do mar e que a cidade está se afundando a um ritmo de 25 centímetros por ano. Em 2050, cerca de 95% do norte de Jacarta estará submerso.

Houston, nos Estados Unidos, é outra famosa cidade que está em risco de afundar. Para o afundamento desta cidade do estado americano do Texas contribui o fato de ser o centro da indústria de petróleo e gás dos EUA. A extração de minerais fez com que uma área de 12 mil quilômetros quadrados de seu território tenha sofrido uma baixa de até 3 metros. Partes desta zona continuam se afundando a um ritmo de 5 centímetros por ano.

A capital britânica, Londres, por sua vez, está se afundando em parte devido ao derretimento das geleiras. A Barreira do Tamisa, inaugurada em 1984 para proteger a cidade de inundações, era utilizada duas ou três vezes por ano. Porém, atualmente é usada seis ou sete vezes.

O relatório afirma que a cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”. A metrópole está se afundando nos sedimentos devido à infraestrutura pesada, extração de água subterrânea e elevação do nível do mar.

 

(CC0/PD) zhang kaiyv / pexels

A cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”.

Também a capital da Nigéria, Lagos, está em risco de afundar. Se o nível do mar aumentar 20 centímetros, 740 mil residentes da cidade nigeriana perderão suas casas, alertam os especialistas.

Apesar de a capital filipina, Manila, estar acostumada a tempestades e ao tempo extremo, se afundar apenas 10 centímetros anualmente, a cidade “pode ter os dias contados”.

O Bangladesh é um país onde as mudanças do nível do mar já provocam migração da população. As áreas residenciais de sua capital, Daca, estão entre apenas 6 e 8 centímetros acima do nível do mar e, no golfo de Bengala, no sudoeste da cidade, o processo parece estar aumentando dez vezes mais rápido do que a média no mundo.

Há três anos, o governo tailandês predisse que Bangkok, a capital da Tailândia, estaria debaixo de água em 15 anos. O processo é causado, entre outros, pelos arranha-céus da cidade, cujo peso pressiona o solo.

Mas o aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas cidades em essas áreas estão afundando também por causa do abatimento do solo, aumentando consideravelmente o risco de inundações.

Esse é o caso de São Francisco, nos EUA, que está afundando ainda mais rápido do que o nível do mar aumenta devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração.

A capital chinesa, Pequim, é mais conhecida por seu absurdo nível de poluição atmosférica e por ocasionais tempestades de areia. Mas sua maior ameaça ambiental se encontra na realidade no subsolo: a cidade está literalmente se afundando. O efeito é mais significativo em Chaoyang, o bairro financeiro da cidade, que está afundando 11 cm por ano.

Talvez seja tempo de a espécie humana dar mais um salto evolutivo para algo diferente – de preferência, com guelras.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …

Filtro instalado em bicicleta purifica o ar por onde passa

Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando. O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável …