Mudanças climáticas podem afundar oito das mais famosas cidades do mundo

Um relatório científico publicado recentemente pela organização Christian Aid indicou as grandes cidades costeiras que correm o risco de sofrer fortes inundações por causa do aquecimento global.

Os especialistas alertam no documento que, se o aquecimento global for superior a 1,5 graus, o aumento do nível do mar ultrapassará 40 centímetros, fazendo com que algumas famosas cidades costeiras “fiquem extremamente vulneráveis perante tempestades e inundações”.

“Algumas das cidades mais famosas do mundo estão se afundando à medida que as mudanças climáticas fazem subir o nível do mar”, advertem os autores. “Estas metrópoles podem parecer fortes e estáveis mas é uma ilusão”, diz o relatório.

À medida que o nível do mar aumenta, elas estão correndo cada vez mais perigo e ficando mais debaixo de água”, acrescenta o relatório da Christian Aid. Entre as cidades mencionadas na reportagem se encontram oito das mais famosas cidades do Mundo.

A primeira dessas cidades é Jacarta, na Indonésia. Os cientistas destacam que 40% da capital do país asiático já se encontra abaixo do nível do mar e que a cidade está se afundando a um ritmo de 25 centímetros por ano. Em 2050, cerca de 95% do norte de Jacarta estará submerso.

Houston, nos Estados Unidos, é outra famosa cidade que está em risco de afundar. Para o afundamento desta cidade do estado americano do Texas contribui o fato de ser o centro da indústria de petróleo e gás dos EUA. A extração de minerais fez com que uma área de 12 mil quilômetros quadrados de seu território tenha sofrido uma baixa de até 3 metros. Partes desta zona continuam se afundando a um ritmo de 5 centímetros por ano.

A capital britânica, Londres, por sua vez, está se afundando em parte devido ao derretimento das geleiras. A Barreira do Tamisa, inaugurada em 1984 para proteger a cidade de inundações, era utilizada duas ou três vezes por ano. Porém, atualmente é usada seis ou sete vezes.

O relatório afirma que a cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”. A metrópole está se afundando nos sedimentos devido à infraestrutura pesada, extração de água subterrânea e elevação do nível do mar.

 

(CC0/PD) zhang kaiyv / pexels

A cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”.

Também a capital da Nigéria, Lagos, está em risco de afundar. Se o nível do mar aumentar 20 centímetros, 740 mil residentes da cidade nigeriana perderão suas casas, alertam os especialistas.

Apesar de a capital filipina, Manila, estar acostumada a tempestades e ao tempo extremo, se afundar apenas 10 centímetros anualmente, a cidade “pode ter os dias contados”.

O Bangladesh é um país onde as mudanças do nível do mar já provocam migração da população. As áreas residenciais de sua capital, Daca, estão entre apenas 6 e 8 centímetros acima do nível do mar e, no golfo de Bengala, no sudoeste da cidade, o processo parece estar aumentando dez vezes mais rápido do que a média no mundo.

Há três anos, o governo tailandês predisse que Bangkok, a capital da Tailândia, estaria debaixo de água em 15 anos. O processo é causado, entre outros, pelos arranha-céus da cidade, cujo peso pressiona o solo.

Mas o aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas cidades em essas áreas estão afundando também por causa do abatimento do solo, aumentando consideravelmente o risco de inundações.

Esse é o caso de São Francisco, nos EUA, que está afundando ainda mais rápido do que o nível do mar aumenta devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração.

A capital chinesa, Pequim, é mais conhecida por seu absurdo nível de poluição atmosférica e por ocasionais tempestades de areia. Mas sua maior ameaça ambiental se encontra na realidade no subsolo: a cidade está literalmente se afundando. O efeito é mais significativo em Chaoyang, o bairro financeiro da cidade, que está afundando 11 cm por ano.

Talvez seja tempo de a espécie humana dar mais um salto evolutivo para algo diferente – de preferência, com guelras.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …