Mudanças climáticas podem afundar oito das mais famosas cidades do mundo

Um relatório científico publicado recentemente pela organização Christian Aid indicou as grandes cidades costeiras que correm o risco de sofrer fortes inundações por causa do aquecimento global.

Os especialistas alertam no documento que, se o aquecimento global for superior a 1,5 graus, o aumento do nível do mar ultrapassará 40 centímetros, fazendo com que algumas famosas cidades costeiras “fiquem extremamente vulneráveis perante tempestades e inundações”.

“Algumas das cidades mais famosas do mundo estão se afundando à medida que as mudanças climáticas fazem subir o nível do mar”, advertem os autores. “Estas metrópoles podem parecer fortes e estáveis mas é uma ilusão”, diz o relatório.

À medida que o nível do mar aumenta, elas estão correndo cada vez mais perigo e ficando mais debaixo de água”, acrescenta o relatório da Christian Aid. Entre as cidades mencionadas na reportagem se encontram oito das mais famosas cidades do Mundo.

A primeira dessas cidades é Jacarta, na Indonésia. Os cientistas destacam que 40% da capital do país asiático já se encontra abaixo do nível do mar e que a cidade está se afundando a um ritmo de 25 centímetros por ano. Em 2050, cerca de 95% do norte de Jacarta estará submerso.

Houston, nos Estados Unidos, é outra famosa cidade que está em risco de afundar. Para o afundamento desta cidade do estado americano do Texas contribui o fato de ser o centro da indústria de petróleo e gás dos EUA. A extração de minerais fez com que uma área de 12 mil quilômetros quadrados de seu território tenha sofrido uma baixa de até 3 metros. Partes desta zona continuam se afundando a um ritmo de 5 centímetros por ano.

A capital britânica, Londres, por sua vez, está se afundando em parte devido ao derretimento das geleiras. A Barreira do Tamisa, inaugurada em 1984 para proteger a cidade de inundações, era utilizada duas ou três vezes por ano. Porém, atualmente é usada seis ou sete vezes.

O relatório afirma que a cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”. A metrópole está se afundando nos sedimentos devido à infraestrutura pesada, extração de água subterrânea e elevação do nível do mar.

 

(CC0/PD) zhang kaiyv / pexels

A cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”.

Também a capital da Nigéria, Lagos, está em risco de afundar. Se o nível do mar aumentar 20 centímetros, 740 mil residentes da cidade nigeriana perderão suas casas, alertam os especialistas.

Apesar de a capital filipina, Manila, estar acostumada a tempestades e ao tempo extremo, se afundar apenas 10 centímetros anualmente, a cidade “pode ter os dias contados”.

O Bangladesh é um país onde as mudanças do nível do mar já provocam migração da população. As áreas residenciais de sua capital, Daca, estão entre apenas 6 e 8 centímetros acima do nível do mar e, no golfo de Bengala, no sudoeste da cidade, o processo parece estar aumentando dez vezes mais rápido do que a média no mundo.

Há três anos, o governo tailandês predisse que Bangkok, a capital da Tailândia, estaria debaixo de água em 15 anos. O processo é causado, entre outros, pelos arranha-céus da cidade, cujo peso pressiona o solo.

Mas o aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas cidades em essas áreas estão afundando também por causa do abatimento do solo, aumentando consideravelmente o risco de inundações.

Esse é o caso de São Francisco, nos EUA, que está afundando ainda mais rápido do que o nível do mar aumenta devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração.

A capital chinesa, Pequim, é mais conhecida por seu absurdo nível de poluição atmosférica e por ocasionais tempestades de areia. Mas sua maior ameaça ambiental se encontra na realidade no subsolo: a cidade está literalmente se afundando. O efeito é mais significativo em Chaoyang, o bairro financeiro da cidade, que está afundando 11 cm por ano.

Talvez seja tempo de a espécie humana dar mais um salto evolutivo para algo diferente – de preferência, com guelras.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …