O julgamento da viúva do atirador de Orlando sofreu uma reviravolta

O julgamento de Noor Salman, a viúva do autor do massacre na boate Pulse de Orlando, sofreu uma reviravolta nesta segunda-feira (26) com a informação de que não só o pai de Omar Mateen, Seddique Mateen, foi informante do FBI, mas que a polícia federal norte-americana chegou a pensar que o filho poderia ter a mesma função.

A informação foi revelada pelo agente especial do FBI, Juvenal Martín, que testemunhou no julgamento de Noor Salman, acusada de acobertamento, obstrução à Justiça e ajuda a uma organização terrorista, entre outros crimes que poderiam acarretar uma condenação à prisão perpétua.

Omar Mateen, um americano de 29 anos e origem afegã, matou a tiros 49 pessoas que estavam em uma festa latina na boate gay Pulse em 12 de junho de 2016 e, antes de morrer por disparos da polícia, jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI).

A defesa de Salman, de 31 anos e origem palestina, pediu ao tribunal que despreze as acusações contra ela ou declare nulo o julgamento, por se ter sabido agora por meio da promotoria que o pai de Omar Mateen foi informante do FBI.

No entanto, o juiz Paul Byron, da Corte Federal do Distrito Médio da Flórida, desprezou hoje esse pedido dos advogados defensores, que tinham alegado que o fato de que a promotoria não lhes tivesse informado desse fato desde o momento em que se abriu o caso contra a viúva de Mateen prejudicou sua defesa.

O testemunho do agente especial do FBI na audiência de hoje insistiu ainda mais no assunto.

Segundo Juvenal Martín, o FBI estava considerando utilizar Mateen como um informante e por esse motivo não o indiciaram em 2013, quando ele mesmo lhe interrogou três vezes como parte de uma investigação aberta pelo fato de ter assegurado ter relações com grupos terroristas.

Martín, que, segundo foi informado hoje na corte, era o responsável de conduzir Seddique Mateen, informante do FBI desde 2005, disse que receberam uma denúncia de que o filho deste tinha alardeado em seu trabalho como guarda de segurança que tinha vínculos e laços familiares com organizações como Al Qaeda e Hezbollah, assim como com a Irmandade Muçulmana.

Segundo seu testemunho, o agente pediu ao chefe de Mateen na empresa de segurança permissão para levar um gravador escondido com a intenção de poder registrar suas palavras. No entanto, nunca conseguiram gravar conversas nas quais fizesse ameaças ou falasse do tema.

Martin disse também na corte em Orlando que Seddique Mateen esteve presente durante os interrogatórios que aconteceram no apartamento que Salman e Omar, que tiveram um filho em 2013, compartilhavam em St. Lucie (Flórida).

No entanto, assegurou que não lembrava se Mateen admitiu ter feito as mencionadas declarações antes ou depois que seu pai se juntasse aos presentes durante o interrogatório, entre eles, Noor Salman, que em uma ocasião até lhes serviu um pedaço de bolo feito na hora.

“Mateen disse que fez esses comentários porque sentia-se perseguido no trabalho“, afirmou o agente durante seu testemunho.

Além disso, declarou que tinha recebido uma ligação telefônica de Seddique na qual seu informante lhe disse: “Se meu filho fez essas coisas é porque é um estúpido”.

Nos arredores do tribunal, situado a poucas quadras do lugar onde ocorreu a tragédia, os familiares de Noor Salman disseram sentir que a acusada está sendo utilizada como bode expiatório pelo FBI e o governo para encobrir seus próprios erros ao deixar Mateen livre em 2013.

“Noor é uma pessoa pacífica que adora crianças”, disse Mustafah Abasin, cunhado de Salman.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …