O empresário estadunidense e chefe das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk, acredita que no futuro a inteligência artificial pode criar um “ditador eterno”.
Do ponto de vista do empresário, o desenvolvimento da inteligência artificial pode levar a que esta passe a governar o mundo de alguma forma.
“O futuro menos aterrorizante que eu posso imaginar é aquele em que nós, pelo menos, seremos capazes de democratizar a IA, pois caso uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas possa elaborar uma superinteligência do tipo divino, eles poderão conquistar o mundo”, prognosticou Musk no documentário “Será que você confia em seu computador?”.
Musk frisou que a Terra já conheceu ditadores, por exemplo, Hitler e Mussolini, mas eles, ao contrário da inteligência artificial, eram mortais. Já no caso da IA, tudo fica muito mais tenebroso. Para mais, esta “nem precisa ser má” para eliminar a humanidade, opinou o empresário.
“Caso ela tenha algum objetivo e a humanidade seja um obstáculo, ela a eliminará sem hesitar. Nada de pessoal”, adiantou.
Esta já não é a primeira vez que Musk partilha suas preocupações sobre os riscos que nos proporciona a inteligência artificial. Particularmente, ele pressupôs que devido à concorrência nesta área pode irromper uma Terceira Guerra Mundial.
Em setembro do ano passado, Elon Musk advertiu que esta tecnologia cibernética poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial. O CEO da SpaceX também classificou a Inteligência Artificial como “o maior risco que enfrentamos enquanto civilização” e, por isso, sugeriu uma regulamentação por parte das autoridades.
Além disso, ele tem frisado que a humanidade deve se esforçar para construir estações em Marte e na Lua para se reestabelecer lá em caso de surgimento de uma nova “idade das trevas”.
Em “Será que você confia em seu computador?”, Musk sugere que a Inteligência Artificial desenvolvida já por governos autoritários pode durar mais que os líderes ou partidos que a impulsionam, criando uma estrutura permanente de opressão.
O fundador da Tesla e SpaceX quer difundir esta mensagem, tanto que chegou mesmo a pagar para que o filme seja gratuito durante o fim de semana.
“É um tema muito importante“, disse Musk, em frente a uma multidão na estreia do filme em Los Angeles, nos Estados Unidos, na quinta-feira. “Vai afetar as nossas vidas de formas que nem sequer conseguimos imaginar nesse momento”.
Ciberia // Sputnik News / Europa Press / Mashable
democratizar o IA? Esse projeto de IA é roubado.