Donald Trump ameaçou nesta sexta-feira (27) suspender suporte a todos os países que não apoiem a candidatura dos Estados Unidos a Copa do Mundo de Futebol de 2026.
“Os Estados Unidos têm uma candidatura forte em conjunto com o Canadá e o México para a Copa do Mundo de Futebol de 2026. Seria muito triste se os países que sempre apoiamos fossem fazer lobby contra a proposta dos EUA. Por que devemos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (inclusive nas Nações Unidas)?”, disse no Twitter.
Contra os Estados Unidos, concorre o Marrocos. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) se reúne no dia 13 de junho, em Moscou, para a votação em uma das duas candidaturas.
O presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graet, que sofre de leucemia, tendo descoberto a doença este mês, já anunciou, ao jornal esportivo francês L’Equipe, que o voto de seu país vai para o Marrocos.
“Eu não vejo apoio de um país próximo a nós”, disse o presidente da FFF. “A África só recebeu uma Copa do Mundo em toda a história – na África do Sul, em 2010 –, o que não é muito. O Marrocos está pronto, mesmo não dispondo dos mesmos meios de seus concorrentes. A França só tem uma voz, mas ela pode ser usada como um impulso para a Europa escolher o Marrocos“, disse Noel Le Graet.
As declarações de Donald Trump surgiram horas após o encontro do presidente dos EUA com o da França, Emmanuel Macron.
Ciberia // ZAP