Raro asteroide duplo é fotografado passando perto da Terra

O telescópio VLT obteve fotos detalhadas do asteroide 1999 KW4, que passou perto da Terra neste fim de semana.

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) publicou as primeiras fotos do corpo celeste. O asteroide duplo 1999 KW4 passou perto da Terra no sábado (1) com uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora.

“Estes dados, combinados com todos os outros obtidos pelos vários telescópios da campanha IAWN, serão essenciais para avaliar estratégias eficazes de deflexão [de asteroides], na eventualidade de encontrarmos um asteroide em rota de colisão com a Terra”, disse o astrônomo Olivier Hainaut do Observatório Europeu do Sul.

Nas últimas décadas, pesquisadores de todo o mundo têm estudado ativamente os asteroides que orbitam próximo da Terra e vêm compondo uma espécie de cadastro, tentando estabelecer quais deles são perigosos para a Terra.

Os cientistas se viram obrigados a criar uma escala para avaliar o nível do perigo dos corpos celestes. Segundo as estimativas atuais da NASA, o número de objetos pequenos dentro da cintura principal de asteroides pode atingir um milhão, dos quais nós conhecemos apenas alguns milhares.

No final da semana passada, os astrônomos aproveitaram a oportunidade única quando um raro asteroide duplo se aproximou da Terra. Ele passou a 5,2 milhões quilômetros da Terra, ou seja, a uma distância por volta de 13 vezes maior que a que existe entre o nosso planeta e a Lua.

O corpo celeste 1999 KW4 pertence ao chamado grupo dos asteroides Aton, um grupo de asteroides próximos à Terra que orbitam perto do Sol e atravessam a órbita da Terra quando estão à distância máxima do Sol. Por isso, ele foi classificado como um asteroide potencialmente perigoso.

Este Aton chama a atenção dos cientistas por várias razões, principalmente por que ele tem um diâmetro de cerca de 1,3 km e sua própria “lua” de 350 metros, bem como pelas sua forma e órbita extraordinárias.

As novas imagens e dados científicos recolhidos pelo VLT e outros telescópios no âmbito da rede IAWN ajudam a estabelecer as características do corpo celeste. Mais, ele é parecido com outro asteroide mais perigoso, o Didim, que também é relevante para os pesquisadores. Os cientistas esperam que os dados possam esclarecer a possibilidade real de mudar a trajetória dos asteroides.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …