Raro asteroide duplo é fotografado passando perto da Terra

O telescópio VLT obteve fotos detalhadas do asteroide 1999 KW4, que passou perto da Terra neste fim de semana.

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) publicou as primeiras fotos do corpo celeste. O asteroide duplo 1999 KW4 passou perto da Terra no sábado (1) com uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora.

“Estes dados, combinados com todos os outros obtidos pelos vários telescópios da campanha IAWN, serão essenciais para avaliar estratégias eficazes de deflexão [de asteroides], na eventualidade de encontrarmos um asteroide em rota de colisão com a Terra”, disse o astrônomo Olivier Hainaut do Observatório Europeu do Sul.

Nas últimas décadas, pesquisadores de todo o mundo têm estudado ativamente os asteroides que orbitam próximo da Terra e vêm compondo uma espécie de cadastro, tentando estabelecer quais deles são perigosos para a Terra.

Os cientistas se viram obrigados a criar uma escala para avaliar o nível do perigo dos corpos celestes. Segundo as estimativas atuais da NASA, o número de objetos pequenos dentro da cintura principal de asteroides pode atingir um milhão, dos quais nós conhecemos apenas alguns milhares.

No final da semana passada, os astrônomos aproveitaram a oportunidade única quando um raro asteroide duplo se aproximou da Terra. Ele passou a 5,2 milhões quilômetros da Terra, ou seja, a uma distância por volta de 13 vezes maior que a que existe entre o nosso planeta e a Lua.

O corpo celeste 1999 KW4 pertence ao chamado grupo dos asteroides Aton, um grupo de asteroides próximos à Terra que orbitam perto do Sol e atravessam a órbita da Terra quando estão à distância máxima do Sol. Por isso, ele foi classificado como um asteroide potencialmente perigoso.

Este Aton chama a atenção dos cientistas por várias razões, principalmente por que ele tem um diâmetro de cerca de 1,3 km e sua própria “lua” de 350 metros, bem como pelas sua forma e órbita extraordinárias.

As novas imagens e dados científicos recolhidos pelo VLT e outros telescópios no âmbito da rede IAWN ajudam a estabelecer as características do corpo celeste. Mais, ele é parecido com outro asteroide mais perigoso, o Didim, que também é relevante para os pesquisadores. Os cientistas esperam que os dados possam esclarecer a possibilidade real de mudar a trajetória dos asteroides.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro chama manifestantes pró-democracia de "viciados" e "marginais"

Em live, presidente pede que seus apoiadores não participem de atos contra o governo, convocados por torcidas e movimentos sociais para o próximo domingo, e volta a classificar grupos "antifa" de terroristas. O presidente Jair Bolsonaro …

Mistério da química solucionado ao descobrir a estrutura do nitrogênio “negro”

Elementos leves da tabela periódica como carbono e oxigênio seguem a regra de ter estrutura similar aos elementos mais pesados da mesma família, quando em alta pressão. Mas, até agora, o hidrogênio tinha um comportamento …

SoftBank anuncia fundo voltado a empresas lideradas por negros

O SoftBank anunciou que fará um fundo de investimento voltado a empresas lideradas por negros. Segundo o TechCrunch, o comunicado foi feito em uma carta aos funcionários do banco de investimentos assinada pelo COO, Marcelo …

Madeleine McCann: a reviravolta que levou a polícia a crer que menina desaparecida há 13 anos está morta

A menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em 2007 em um caso de grande repercussão na Europa, está provavelmente morta, segundo promotores alemães que investigam o caso. Um alemão de 43 anos está sendo …

Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de …

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …