O líder da Coreia do Norte viaja sempre com vários vasos sanitários portáteis, para onde quer que vá. E não se trata de uma fobia qualquer de Kim Jong-Un, relativamente a questões de higiene ou ao uso de vasos alheios. É uma questão de segurança nacional.
O jornal sul-coreano Chosun Ilbo assegura, na sua versão em inglês, que Kim Jong-Un chegou a Cingapura, onde se reuniu com Donald Trump em uma cúpula histórica, equipado com a própria comida, uma limusine à prova de balas e um vaso sanitário portátil.
Esse dado curioso nada tem a ver com o desejo de evitar banheiros alheios, mas visa proteger a segurança nacional da Coreia do Norte, para não permitir que os dejetos do líder do país sejam analisados.
“As excreções do líder contêm informação sobre seu estado de saúde, por isso não podem ser deixadas para trás”, explica ao Washington Post o antigo membro da unidade de Comando da Guarda Norte-Coreana, Lee Yun-keol, que fugiu para a Coreia do Sul em 2005.
O jornal sul-coreano Daily NK alega que Kim viaja sempre com vários vasos sanitários portáteis, incluindo “um penico de emergência em seu Mercedes” e um carro sanitário especialmente concebido para sempre que sai com uma comitiva de veículos oficiais. E quando se desloca para “terrenos montanhosos”, Kim leva consigo uma “cômoda móvel” para fazer suas necessidades.
Você pode achar que é um excesso de zelo do totalitário líder da Coreia do Norte, mas, na verdade, as fezes são uma espécie de “impressão digital que contém um DNA único”, podendo revelar muitos detalhes sobre a saúde e o funcionamento do organismo de alguém, explica o Live Science.
“O trato digestivo contém mais células bacterianas do que há no corpo inteiro“, explica o gastroenterologista Jean-Pierre Raufman, da Universidade de Maryland, nos EUA, em declarações ao portal científico.
Assim, através das fezes de alguém pode se descobrir dados como, por exemplo, se tem hemorragias internas, se está tomando determinados medicamentos, se o organismo está absorvendo os nutrientes necessários, e até detectar um câncer no intestino ou outro tipo de doenças.
Ciberia // ZAP