Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos como uma fatia da sociedade – e, ainda mais, eram apartados do debate e das funções públicas de modo geral.

O empresário estadunidense William Reuben George, porém, pensou diferente – e ao criar um centro de tratamento e reintrodução social para jovens, optou pelo extremo oposto, e desenvolveu uma espécie de miniatura do país, na qual tudo era gerido e construído pelos próprios jovens: assim nasceu a George Junior Republic, uma experiência social e juvenil transformadora em Freevile no estado de Nova York.

O local nasceu do interesse de George em transformar os jovens socialmente abandonados e oriundos de gangues de rua em grupos ativos e produtivos dentro da sociedade – mas, ao invés de utilizar a punição ou o afastamento social, o empresário decidiu por utilizar a participação radical como método.

A experiência começou no verão de 1890 com 22 jovens entre 14 e 21 anos, num espaço que se tornaria a República Junior, onde as leis, as obras, os trabalhos eram desenvolvidos pelos jovens, e da mesma forma era controlado o sistema econômico, os encargos, os papeis sociais – a República Junior de George era como uma dramatização da vida adulta dentro da vida real.

As atividades geridas pelos moradores incluíam uma corte judicial, cadeia, escola, igreja, correios, bibliotecas, museus, exigindo tarefas diárias e até mesmo o pagamento de impostos.

Edifícios e piscinas públicas eram construídas, hotéis e restaurantes eram administrados pelos jovens, assim como jornais, rádios, jardins públicos e até hospitais – em similaridade e seriedade idênticas às atividades ditas “reais” no mundo “adulto”.

A partir da primeira experiência em Freevile, diversas outras Repúblicas Junior foram estabelecidas por todo os EUA, ao ponto de, em 1908, uma Associação Nacional de repúblicas Junior ser estabelecida, presidida por William Reuben George, com o objetivo de ajudar na gestão geral das repúblicas e de estabelecer ao menos uma dessas experiências em cada estado do país, assim como em outros países.

Aos poucos a mídia passou a se interessar pelo trabalho realizado nos locais, e a retratar a experiência como capaz de transformar a vida de jovens outrora abandonados pela sociedade, ou em situação de pobreza e desamparo – especialmente imigrantes ou minorias.

Não é por acaso: juízes federais, cirurgiões, economistas de destaque, compositores, os jornalistas e vencedores do Pulitzer, William Dapping e Theodore White, até os atores Steve McQueen e Jerry Stiller passaram por algumas dessas repúblicas.

O trabalho se tornou base para outros espaços similares, de ajuda, reintegração ou pedagogia para jovens, e muitos segues até hoje funcionando – incluindo a república original de George Junior Republic, que desde 2005 atende pelo nome de The William George Agency for Children’s Services, Inc., com atividades direcionadas para saúde, desenvolvimento social e bem estar, trabalhando por melhorias na vida de jovens que enfrentam dificuldades.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …