Matematicamente, a humanidade pode se extinguir já neste século

Um cientista britânico revelou que existe uma probabilidade entre quinhentas de que a raça humana possa desaparecer a qualquer momento neste século.

De acordo com um estudo de Fergus Simpson, matemático do Instituto de Ciências do Cosmos, da Universidade de Barcelona, a raça humana já ultrapassou metade de sua história, pois já nasceram mais de metade de todas as pessoas.

Simpson descobriu que a velocidade com a qual nos reproduzimos é muito mais alta do que a de qualquer outro momento da história, o que reduz significativamente as nossas chances de sobrevivência, revela o jornal britânico The Independent.

A pesquisa de Simpson, publicada com o profético título “Apocalypse Now?“, está baseada no argumento do dia do juízo final, uma teoria probabilística que torna possível prever o número de seres humanos que habitarão o planeta em qualquer momento do futuro com base no número de pessoas que vivem hoje.

O cientista calculou que o risco de verdadeiro apocalipse ao longo do século XXI é de 0.2% por ano, o que implica que a probabilidade de que a nossa espécie não sobreviva neste século equivale a 13%.

De acordo com Simpson, “seria ingenuidade acreditar que o risco anual de uma catástrofe global é muito escasso, independentemente das inferências estatísticas mencionadas anteriormente”.

Mas apesar de tudo, a conclusão de Fergus Simpson é até muito mais otimista do que as previsões de alguns estudos anteriores.

O astrônomo britânico Martin Rees, em sua obra ‘A Nossa Hora final: Será o Século XXI o Último para a Humanidade?’, sugere que há 50% de probabilidade de a raça humana deixar de existir até o ano de 2100.

Não bastava a ameaça dos asteroides, a possibilidade de um holocausto nuclear, o aquecimento global… agora até a matemática parece estar contra a Humanidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …