Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (20) um novo aumento de 103,7% do Salário Mínimo Integral dos venezuelanos, naquele que é o quarto ajuste salarial deste ano.
Com o novo aumento, os venezuelanos passam a receber mensalmente a quantia de 5.196.000 bolívares (Bs) mensais, que equivalem a R$ 250.
Desde maio, os venezuelanos ganhavam 2.555.500 Bs de SMI. Na prática, os venezuelanos vão receber, segundo Maduro, 3.000.000 de bolívares de salário e 2.196.000 em subsídios.
“Deve se proceder de maneira imediata ao ajuste de todas as tabelas aos trabalhadores”, disse o chefe de Estado, frisando que os médicos, professores, militares e policiais também vão receber um aumento de 200%.
Durante um ato com simpatizantes do regime, Nicolás Maduro aproveitou para voltar a responsabilizar a oposição e os empresários pela crise no país, que atribui a uma “guerra econômica” fomentada por governos estrangeiros.
Segundo o parlamento venezuelano, onde a oposição detém a maioria, os preços dos produtos aumentam diariamente 2,4% na Venezuela, país onde em maio a inflação foi de 110%. O parlamento projeta ainda que em finais de 2018 a Venezuela teria acumulado uma inflação anual de 25.000%.
Os venezuelanos precisam de mais de mais de um SMI para comprar um quilograma de carne ou meio quilograma de café.
Ciberia, Lusa // ZAP