Cientista brasileira devolve a visão de idosos em São Paulo

Uma pesquisadora brasileira está conseguindo, de forma experimental, devolver a visão a pacientes idosos com degeneração macular.

No estudo, a oftalmologista Carina Costa Cotrim – do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) – está usando uma injeção intraocular para realizar um autotransplante de células-tronco retiradas da medula óssea.

Já participaram do procedimento dez pacientes com mais de 50 anos com degeneração macular seca avançada. “Houve melhora da visão da maioria dos pacientes tratados assim como maior estabilidade na fixação. Os idosos com menor grau da doença, ou seja, menor atrofia, apresentaram melhor evolução que aqueles com maior atrofia”, disse Carina Costa ao UOL.

De acordo com a oftalmologista, o estudo é uma análise inicial para o uso dessas células no tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) na forma seca, uma doença que leva à cegueira e afeta 8,7% dos idosos no mundo. “Até o momento, não existe nenhum tratamento efetivo e, portanto, é de grande importância estudos nessa área”, acredita a pesquisadora.

Durante todo o acompanhamento, o tratamento mostrou-se seguro. O exame de angiofluoresceinografia não apresentou crescimento de vasos indesejados ou tumores na retina.

O material da medula de cada paciente foi coletado no próprio Hospital das Clínicas. “A medula óssea aspirada é rica em células que podem se transformar em outras células e também apresentam grande potencial em liberar fatores de crescimento que melhoram o ambiente da retina e resgatam as células doentes”, afirmou a pesquisadora.

O material coletado foi processado e as células-tronco isoladas em laboratório injetadas em uma quantidade de 0,1 ml no olho de pior visão. Após a injeção, os pacientes foram acompanhados de três em três meses até completar um ano.

Nesse período, diz Carina, passaram por avaliações, como tomografia de coerência óptica, para avaliar a função visual e, também, responderam questionários sobre qualidade de vida. Para Carina, a explicação está no possível resgate funcional das células que ainda não morreram, mas não funcionam devido ao sofrimento.

“Na avaliação da qualidade de vida, houve melhora significativa na visão de cores e na saúde mental desses pacientes já nos seis meses de acompanhamento.”

A pesquisadora lembra que o número de pacientes na pesquisa brasileira foi pequeno, por isso novos estudos devem ser realizados para ampliar os testes e confirmar os resultados.

Um artigo sobre a experiência foi publicado na revista Clinical Ophthalmology no ano passado, sendo o resultado do mestrado de Carina. Assinam também o artigo Luiza Toscano, André Messias, Rodrigo Jorge e o professor Rubens Camargo Siqueira, orientador do mestrado.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ter o endereço da Dra. Carina, para ver se há possibilidade de rever o meu olho esquerdo. Não é verdade que já postei a frase anterior, só hoje li a reportagem da Dra. Carina

  2. dra. Carina, tenho esse problema degeneração macular, gostaria de participar dessa pesquisa, como proceder? telefone; 81 91184228 / 988783314 ana lucia santos

  3. Dra. Carina Costa Cotrim:
    Assisti à reportagem em rede nacional acerca das suas pesquisas e experiências sobre DMRI.
    Minha mãe, de 82 anos, está com a doença nos dois olhos. Seria possível levá-la para uma avaliação e possível participação na pesquisa? Desde já, agradeço a atenção.

  4. Sou advogado, tenho 65 anos de idade e portador de DMRI. Estou muito feliz com a notícia sobre as pesquisas científicas da Dra. Carina Costa Cotrim em relação ao tratamento com células tronco para a DMRI e gostaria de saber como poderia me inscrever para os estudos na próxima pesquisa com células tronco.

  5. Bom dia Dr. Carina Costa Cotrim meu pai precisa urgente fazer o exame de angiofluoresceinografia estava vendo é muito caro ele é idoso e nao temos condições.
    Poderia me indicar onde consigo esse exame gratuito.
    Ja nao sei mais onde procurar
    Ele tem 79 anos
    Agradeço desde ja a atenção

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …