Cientistas identificam novo alvo terapêutico para tratamento contra leucemia

Cientistas do Instituto de Pesquisa contra a Leucemia Josep Carreras (IJC) identificaram um novo alvo terapêutico para o tratamento contra a leucemia mielogênica aguda (LMA).

A pesquisa, dirigida pela doutora Ruth M. Risueño e publicada pela revista “Leukemia”, considerada a mais importante no mundo da hematologia, identificou a importância do receptor de serotonina tipo 1 (HTR1) na terapia contra a LMA, que é a mais comum em adultos e representa 40% de todas as leucemias no mundo ocidental.

O estudo, cuja autora principal é a pesquisadora Amaia Etxabe, descreveu uma potencial terapia específica das células-mãe da leucemia, informa em um comunicado a IJC.

A LMA é o primeiro tumor a partir do qual se desenvolve uma população de células-mãe leucêmicas, que são células com as mesmas propriedades das células-mãe normais e, portanto, têm a capacidade de se reproduzir.

As taxas de cura deste tipo de leucemia com quimioterapia são atualmente de 50% a 85%, embora a maioria dos pacientes sofra uma recaída.

As células-mãe da leucemia são a população de células dentro do tumor responsáveis pela iniciação, a manutenção e a recaída da doença, de modo que devem ser erradicadas para que a patologia seja eliminada completamente.

Em sua pesquisa, o grupo do IJC detectou que as células leucêmicas expressam em sua superfície o HTR1, que se associaram habitualmente ao sistema nervoso.

Segundo os cientistas, a inibição deste receptor acarreta a destruição deste tipo de células leucêmicas, enquanto foi observado um efeito mínimo em células sanguíneas sadias.

O IJC destaca que esta pesquisa demonstra a importância do HTR1 no desenvolvimento deste tipo de leucemia e identifica este grupo de receptores como um novo alvo terapêutico na LMA com valor prognóstico.

Em condições normais, a medula óssea produz células chamadas mieloblastos, que, depois de amadurecerem, se transformam em glóbulos brancos, células encarregadas da defesa do organismo contra as infeções.

Na LMA as células da linhagem mieloide (mieloblastos) se proliferam de forma anormal, invadem progressivamente a medula e interferem na produção de células normais do sangue, o que origina insuficiência medular e infiltra tecidos extramedulares.

Em algumas ocasiões, a LMA é o período final de outras doenças, como síndromes mielodisplásicas e síndromes mieloproliferativos crônicas, e sua incidência é muito elevada entre pacientes com determinadas alterações cromossomiais, como a síndrome de Down e a anemia de fanconi.

A idade média dos pacientes com LMA é de 64 anos, e a maioria de pacientes está na faixa dos 60 a 75 anos.

Existem mais de sete subtipos com prognósticos e tratamentos muito variáveis.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …