Cientistas identificam novo alvo terapêutico para tratamento contra leucemia

Cientistas do Instituto de Pesquisa contra a Leucemia Josep Carreras (IJC) identificaram um novo alvo terapêutico para o tratamento contra a leucemia mielogênica aguda (LMA).

A pesquisa, dirigida pela doutora Ruth M. Risueño e publicada pela revista “Leukemia”, considerada a mais importante no mundo da hematologia, identificou a importância do receptor de serotonina tipo 1 (HTR1) na terapia contra a LMA, que é a mais comum em adultos e representa 40% de todas as leucemias no mundo ocidental.

O estudo, cuja autora principal é a pesquisadora Amaia Etxabe, descreveu uma potencial terapia específica das células-mãe da leucemia, informa em um comunicado a IJC.

A LMA é o primeiro tumor a partir do qual se desenvolve uma população de células-mãe leucêmicas, que são células com as mesmas propriedades das células-mãe normais e, portanto, têm a capacidade de se reproduzir.

As taxas de cura deste tipo de leucemia com quimioterapia são atualmente de 50% a 85%, embora a maioria dos pacientes sofra uma recaída.

As células-mãe da leucemia são a população de células dentro do tumor responsáveis pela iniciação, a manutenção e a recaída da doença, de modo que devem ser erradicadas para que a patologia seja eliminada completamente.

Em sua pesquisa, o grupo do IJC detectou que as células leucêmicas expressam em sua superfície o HTR1, que se associaram habitualmente ao sistema nervoso.

Segundo os cientistas, a inibição deste receptor acarreta a destruição deste tipo de células leucêmicas, enquanto foi observado um efeito mínimo em células sanguíneas sadias.

O IJC destaca que esta pesquisa demonstra a importância do HTR1 no desenvolvimento deste tipo de leucemia e identifica este grupo de receptores como um novo alvo terapêutico na LMA com valor prognóstico.

Em condições normais, a medula óssea produz células chamadas mieloblastos, que, depois de amadurecerem, se transformam em glóbulos brancos, células encarregadas da defesa do organismo contra as infeções.

Na LMA as células da linhagem mieloide (mieloblastos) se proliferam de forma anormal, invadem progressivamente a medula e interferem na produção de células normais do sangue, o que origina insuficiência medular e infiltra tecidos extramedulares.

Em algumas ocasiões, a LMA é o período final de outras doenças, como síndromes mielodisplásicas e síndromes mieloproliferativos crônicas, e sua incidência é muito elevada entre pacientes com determinadas alterações cromossomiais, como a síndrome de Down e a anemia de fanconi.

A idade média dos pacientes com LMA é de 64 anos, e a maioria de pacientes está na faixa dos 60 a 75 anos.

Existem mais de sete subtipos com prognósticos e tratamentos muito variáveis.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …