Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão.
De acordo com um novo estudo, realizado por pesquisadores portugueses e publicado no Journal of Psychiatric Research, a adoção de animais de estimação pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.
A verdade é que, já há muito tempo, a terapia animal tem vindo a ser usada, apresentando inclusive resultados promissores. No entanto, ainda não existiam estudos específicos sobre o impacto da adoção de animais de estimação em pacientes com depressões resistentes ao tratamento.
Segundo Jorge Mota Pereira e Daniela Fontes, pesquisadores responsáveis pela pesquisa, os sintomas podem mesmo melhorar quando há contato com animais.
Os cientistas pediram a 80 pacientes que adotassem um animal e 33 aceitaram o desafio, sendo que outros 33 constituíram o grupo de controle. Em ambos os grupos, os pacientes continuaram a medicação prescrita pelo médico.
Assim, segundo o The Times, ao fim de quatro, oito e 12 semanas, foi feita uma avaliação dos sintomas de depressão nos participantes do estudo. De acordo com os resultados, a adoção do animal de estimação reforçou os efeitos da medicação antidepressiva. Já no grupo de controle, não foi registrada qualquer melhoria dos sintomas.
Perante esses resultados, os pesquisadores se sentiram confortáveis em afirmar que os animais de estimação podem mesmo ser usados como coadjuvantes eficazes para os fármacos, pelo menos no que diz respeito à depressão.
Na prática, as pessoas que sofrem de depressão e estão dispostas a adotar um animal de estimação devem mesmo fazer isso. Cuidar de um animal faz com que esses pacientes desenvolvam uma forte afinidade e companheirismo, algo que contribui para a melhoria da saúde mental.
Na opinião de Christian Jarret, escritor da British Psychological Society Research Digest, o estudo dos portugueses apresenta algumas fragilidades, na medida em que parte da vontade dos pacientes adotar um animal, algo que pode condicionar os resultados.
Ainda assim, o especialista ressalva que estudos futuros poderiam confirmar as conclusões apresentadas pelos cientistas portugueses. Por isso, se você sofre de depressão, saiba que o melhor amigo do homem pode ser uma grande ajuda.
Ciberia // ZAP