Manuscritos revelam mente criativa de Einstein

Belem.marvilla / Wikimedia

Albert Einstein

A Universidade Hebraica de Jerusalém tornou públicas nesta quarta-feira (06/03) 110 páginas de manuscritos do cientista Albert Einstein, por ocasião dos 140 anos do nascimento do físico, em 14 de março.

As páginas, das quais algumas são desconhecidas, incluem reflexões pessoais e científicas, e muitas delas foram escritas entre 1944 e 1948.

“O notável é que realmente nos mostram como funcionava sua mente criativa“, disse o físico Hanoch Gutfreund, diretor dos Arquivos de Einstein na Universidade Hebraica.

Entre elas há cartas de Einstein a seu amigo Michele Besso e a seu filho Hans Albert. Elas refletem as impressões e reflexões do físico sobre o clima político na Europa. Numa carta de 1935, escrita no Estados Unidos para Hans Albert, que vivia na Suíça, Einstein expressa preocupação com a ascensão ao poder do partido nazista na Alemanha.

Os documentos também incluem um apêndice manuscrito de um artigo científico sobre uma teoria do campo unificado que Einstein, vencedor do Nobel de Física de 1921, apresentou à Academia de Ciências da Prússia em 1930.

Gutfreund afirmou que as oito páginas da teoria nunca foram publicadas, mas que existem cópias dela em circulação. Porém, nas cópias faltava uma página, que está no apêndice.

Até a sua morte, em 1955, Einstein tentou criar uma teoria que não só explicasse os fenômenos eletromagnéticos como também os unificasse com a gravitação. Ou seja, ambos seriam manifestações de um mesmo campo.

“Os papéis [agora tornados públicos] refletem a maneira como Einstein pensava e trabalhava. Muitos deles, em sua letra de mão, são cálculos matemáticos com muito pouco texto”, disse Gutfreund. “Sempre que alguma coisa lhe vinha à mente, uma nova ideia, ele sentava imediatamente e a rabiscava.”

Einstein deixou a Alemanha pouco antes de Adolf Hitler chegar ao poder e abriu mão da cidadania alemã. Ele se mudou para os EUA, onde obteve a cidadania americana em 1940.

Einstein legou seus escritos pessoais e científicos à Universidade Hebraica de Jerusalém, o que levou à fundação dos Arquivos Albert Einstein, com mais de 80 mil manuscritos, cartas, fotografias e outros documentos, tanto privados como científicos.

Os novos manuscritos foram comprados pela fundação da família Crown-Goodman, em Chicago, de um colecionador privado na Carolina do Norte e doados à universidade israelense.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …