Um acidente com um ônibus que conduzia turistas na ilha da Madeira, em Portugal, matou ao menos 28 pessoas e deixou outras vítimas feridas. Segundo o jornal alemão Bild, havia 55 passageiros no ônibus.
O motorista perdeu controle do veículo, que saiu da pista e capotou em um barranco – parando perto de casas, na cidade de Caniço. Até ao momento, foram confirmados 29 mortos – 11 homens e 19 mulheres -, e 28 feridos.
O prefeito do lugar, Filipe Sousa, disse ao canal SIC TV que todos os turistas no ônibus eram alemães – mas não está claro se há vítimas de outros países ou que estavam fora do ônibus. Tanto o condutor como a guia, de nacionalidade portuguesa, sobreviveram e foram encaminhados para o hospital, embora não se consiga precisar o estado de saúde.
Equipes de resgate e investigadores foram chamados ao local; os feridos foram levados a um hospital em Funchal, capital da ilha.
Segundo avançou o Diário de Notícias, o presidente do Serviço Regional da Proteção Civil, José Dias, confirmou que os 28 feridos foram transportados para o hospital com ferimentos de várias gravidades.
De acordo com o Jornal de Notícias, o autocarro, com turistas estrangeiros, saiu do Hotel Quinta Splendida com destino ao Funchal, tendo o acidente ocorrido às 18:30. Por motivos que ainda se desconhecem, o motorista perdeu o controlo do veículo coletivo de passageiros e acabou por precipitar-se sobre uma casa.
As primeiras informações recolhidas pelo Diário de Notícias da Madeira revelaram “um cenário horrendo”, com corpos espalhados pela encosta.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, está voando para a Madeira para acompanhar a situação. Já o primeiro-ministro, Antonio Costa, enviou uma mensagem de condolências para a chanceler alemã, Angela Merkel.
A ilha da Madeira assistiu a outro acidente fatal com um ônibus em 2005, quando cinco turistas italianos morreram em São Vicente, na costa norte.