O astrônomo da NASA, Juan Carlos Casado, compartilhou imagem de uma aurora no Dia da Terra, na qual ele alertou que poderia “enfraquecer a civilização”.
A imagem compartilhada das Luzes do Norte foi registrada sobre um lago da Islândia. Para o astrônomo, trata-se de um fenômeno que deve ser admirado como um espetáculo da “Bela e a Fera”, já que o fenômeno poderia “enfraquecer a civilização“.
De acordo com o especialista em espaço, o fenômeno pode interferir nas redes elétricas globais, segundo o jornal britânico Express. “A fera é a onda de partículas carregadas que cria a aurora, mas poderia, um dia, enfraquecer a civilização”, ressaltou o especialista.
O surgimento de luz natural ocorre quando partículas carregadas pelo Sol colidem com partículas na atmosfera terrestre. Com isso, caso haja uma forte explosão solar, isso poderia descarregar um pulso da partícula carregada, no qual poderia derrubar as redes de comunicação da Terra.
Um evento que se compararia ao exposto acima ocorreu apenas uma vez, em 1859, tendo sido chamado de “a Tempestade Solar de 1859” e causado faíscas nos fios de telégrafo, dando choque nos operadores.
Casado ressaltou que, se um evento similar acontecer hoje em dia, “danificaria as redes elétricas e aparelhos eletrônicos do mundo, em uma escala nunca vista antes”.
// SputnikNews