Fotógrafos que correm o mundo em busca de auroras polares foram surpreendidos ao encontrar muito mais do que estavam à procura: uma combinação rara de arco-íris lunar e aurora polar na Suécia.
O céu de Abisko, na Suécia, surpreendeu alguns fotógrafos ao conseguir unir dois fenômenos extraordinários em uma só imagem. “Eu fotografo auroras há dez anos e essa foi uma experiência única para mim”, confessou ao portal Lonely Planet o fotógrafo Chad Blakeley.
O arco-íris lunar é um fenômeno raro e quase desconhecido, que surge na fase próxima ao plenilúnio. Para isso acontecer, o único satélite natural da Terra deve estar a uma altura relativamente baixa e é preciso que haja uma grande quantidade de umidade.
Lights Over Lapland é uma empresa sueca especializada em ajudar os turistas a encontrar e fotografar fenômenos especiais e bizarros como esses no céu do país. Blakeley é o fundador da empresa que, à medida que as noites polares se tornam longas e as luzes do norte mais visíveis, segue ao horizonte para captar esses momentos incríveis.
A empresa faz também a transmissão ao vivo do fenômeno. Foi quando reviu as imagens que Blakeley percebeu que o arco-íris noturno foi produzido pelo luar em vez de ter sido produzido pela luz do Sol. Além disso, o arco-íris se formava em frente a uma aurora boreal.
Os fenômenos, autênticos Picassos do céu, proporcionaram um momento único e alegraram os olhos de todos aqueles que assistiram de perto ao fenômeno.