Aurora Boreal e Austral rara ilumina céu de vários países com cores

Já ouviu falar em Aurora Boreal e Aurora Austral? Dias atrás, durante a madrugada da terça e quarta-feira (17 e 18 de março), alguns lugares do mundo ganharam esse presente incomum vindo do céu.

Incomum porque as cores foram vistas até em países que não costumam receber o fenômeno, como parte dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Norte da Inglaterra, Escócia, vários outros da Europa, Nova Zelândia e Austrália.

As cores foram assim tão fortes por causa de uma rara tempestade geomagnética pela qual a Terra está passando. Um dos mais belos espetáculos da natureza, a Aurora Boreal acontece no hemisfério Norte, por isso é chamada também de “luzes do norte”, enquanto a Aurora Austral acontece no hemisfério Sul, conhecida por “luzes do sul”.

O acontecimento óptico ocorre porque partículas que vem do Sol junto com poeira espacial se chocam com a atmosfera do planeta. O Sol, por estar em uma temporada de grande atividade, cria tempestades solares – que causam essas explosões de tons e nuances na paisagem. Isso levou inúmeras pessoas a capturarem as luzes brilhantes que podem ser vermelhas, azuis, amarelas, verdes, laranjas e até mesmo multicoloridas.

As cores dependem do tipo de gás ou molécula que participam da interação com os elétrons dos ventos solares. O oxigênio, de acordo com a altitude em que o fenômeno acontece, pode gerar auroras boreais/austrais verdes ou vermelhas; já o nitrogênio, as auroras azuis, púrpuras ou violetas.

As auroras costumam ser um grande atrativo turístico procurado por milhares de pessoas todos os anos. O local em que acontece frequente é na região da Lapônia, que recebe uma grande quantidade de visitantes nos meses de setembro, outubro e também em fevereiro e março, períodos em que é mais provável a aparição.

Depois de ficar sabendo de tudo isso e de ver essas fantásticas fotos, quem não sonha em ver uma dessas ao vivo?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …

França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19

O governo francês anunciou nesta sexta-feira (10) a implementação de testes a base de saliva em seus aeroportos. A medida, que tem como objetivo evitar uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, visa principalmente os …

De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel 'emoji' mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos. O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e …

Governo remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (08/07) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em razão da epidemia de covid-19. As provas em papel serão aplicadas em 17 …

Steve Jobs dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente o isolamento social, muitas pessoas conseguem continuar trabalhando normalmente de forma remota. Mesmo dentro de casa, felizmente, algumas empresas conseguem manter o contato com seus funcionários …

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …