Aurora Boreal e Austral rara ilumina céu de vários países com cores

Já ouviu falar em Aurora Boreal e Aurora Austral? Dias atrás, durante a madrugada da terça e quarta-feira (17 e 18 de março), alguns lugares do mundo ganharam esse presente incomum vindo do céu.

Incomum porque as cores foram vistas até em países que não costumam receber o fenômeno, como parte dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Norte da Inglaterra, Escócia, vários outros da Europa, Nova Zelândia e Austrália.

As cores foram assim tão fortes por causa de uma rara tempestade geomagnética pela qual a Terra está passando. Um dos mais belos espetáculos da natureza, a Aurora Boreal acontece no hemisfério Norte, por isso é chamada também de “luzes do norte”, enquanto a Aurora Austral acontece no hemisfério Sul, conhecida por “luzes do sul”.

O acontecimento óptico ocorre porque partículas que vem do Sol junto com poeira espacial se chocam com a atmosfera do planeta. O Sol, por estar em uma temporada de grande atividade, cria tempestades solares – que causam essas explosões de tons e nuances na paisagem. Isso levou inúmeras pessoas a capturarem as luzes brilhantes que podem ser vermelhas, azuis, amarelas, verdes, laranjas e até mesmo multicoloridas.

As cores dependem do tipo de gás ou molécula que participam da interação com os elétrons dos ventos solares. O oxigênio, de acordo com a altitude em que o fenômeno acontece, pode gerar auroras boreais/austrais verdes ou vermelhas; já o nitrogênio, as auroras azuis, púrpuras ou violetas.

As auroras costumam ser um grande atrativo turístico procurado por milhares de pessoas todos os anos. O local em que acontece frequente é na região da Lapônia, que recebe uma grande quantidade de visitantes nos meses de setembro, outubro e também em fevereiro e março, períodos em que é mais provável a aparição.

Depois de ficar sabendo de tudo isso e de ver essas fantásticas fotos, quem não sonha em ver uma dessas ao vivo?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estão interligadas? Rochas de asteroide interestelar são parecidas com as que caíram na Terra

Pedregulhos descobertos na superfície do asteroide Ryugu, explorado pela sonda japonesa Hayabusa-2, apresentam semelhanças às rochas de meteoritos que caíram na Terra. Imagens captadas na superfície do asteroide Ryugu exibem rochas isentas de poeira que não …

Startup cria case de celular que também é máquina de café

Você é apaixonado por café, mas vive na rua e nunca tem tempo para sentar em algum lugar e tomar um espressinho que seja? Então você precisa conhecer a Mokase, um case desenvolvido pelos designers …

Após episódio da Groenlândia, nacionalistas flamengos oferecem Valônia a Trump por R$4,57

Organização juvenil flamenga posta no Twitter oferta de € 1,00 a Trump pela região da Valônia. Episódio segue piada de Trump na rede e expõe desavenças entre diferentes regiões da Bélgica. A Valônia é uma das …

G7 acorda sobre ajuda à Amazônia "o mais rápido possível"

Macron afirma que apoio a países afetados pelos incêndios é consenso entre líderes das maiores potências econômicas. Em vídeo gravado em reunião entre europeus, Merkel diz que ligará para Bolsonaro para discutir questão. Durante sua 45ª …

Análise de mudança climática de Marte enche pesquisadores de esperança sobre vida passada

Hoje Marte é um deserto seco e gelado quase sem atmosfera que se considera não ter água líquida. Em geral, é um lugar inóspito. Mas podia ter sido diferente no passado? Nós já sabemos que houve …

Microplásticos na água representam 'risco pequeno à saúde', diz estudo

Microplásticos na água potável não parecem representar um risco para a saúde nos níveis comumente encontrados atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seu primeiro relatório sobre a questão, a OMS descobriu …

Ativistas veganos oferecem "churrasco de cão" na Torre Eiffel em ato de conscientização

Um "churrasco de cão" acompanhado de espetinhos de legumes surpreendeu nesta sexta-feira (23) os turistas que visitavam a Torre Eiffel em Paris, uma ação da organização PETA para defender o veganismo. "Cão ou porco: qual é …

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios amazônicos

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, realizou um pronunciamento, transmitido em rede nacional nesta sexta-feira, para comentar a situação dos incêndios na Amazônia. O presidente pediu "serenidade ao tratar dessa matéria" e disse que divulgação de …

Isso é o que aconteceria se os EUA e a Rússia começassem uma guerra nuclear

As tensões entre EUA e Rússia vêm escalando a um ponto perigoso já faz um tempo. As duas nações possuem armas nucleares, mas o que aconteceria se elas realmente utilizassem estas armas para se bombardearem? Uma …

Alex Navalny, principal opositor do Kremlim, é libertado após um mês na prisão

Alexei Navalny, principal opositor ao Kremlin, foi liberado nesta sexta-feira (23), depois de passar 30 dias na prisão por ter convocado os russos a participar no grande movimento de protesto que abala Moscou, anunciou seu …