Aurora boreal poderia “enfraquecer a civilização”, alerta especialista

O astrônomo da NASA, Juan Carlos Casado, compartilhou imagem de uma aurora no Dia da Terra, na qual ele alertou que poderia “enfraquecer a civilização”.

A imagem compartilhada das Luzes do Norte foi registrada sobre um lago da Islândia. Para o astrônomo, trata-se de um fenômeno que deve ser admirado como um espetáculo da “Bela e a Fera”, já que o fenômeno poderia “enfraquecer a civilização“.

De acordo com o especialista em espaço, o fenômeno pode interferir nas redes elétricas globais, segundo o jornal britânico Express. “A fera é a onda de partículas carregadas que cria a aurora, mas poderia, um dia, enfraquecer a civilização”, ressaltou o especialista.

O surgimento de luz natural ocorre quando partículas carregadas pelo Sol colidem com partículas na atmosfera terrestre. Com isso, caso haja uma forte explosão solar, isso poderia descarregar um pulso da partícula carregada, no qual poderia derrubar as redes de comunicação da Terra.

Um evento que se compararia ao exposto acima ocorreu apenas uma vez, em 1859, tendo sido chamado de “a Tempestade Solar de 1859” e causado faíscas nos fios de telégrafo, dando choque nos operadores.

Casado ressaltou que, se um evento similar acontecer hoje em dia, “danificaria as redes elétricas e aparelhos eletrônicos do mundo, em uma escala nunca vista antes”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …