Sêmen congelado é viável para reproduzir humanos fora da Terra

O sêmen congelado é capaz de manter suas propriedades em condições de falta de gravidade no espaço, razão pela qual poderia servir para reproduzir a espécie humana fora da Terra, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O estudo é o primeiro passo de um projeto mais amplo para determinar a viabilidade de criar bancos de células reprodutoras (gametas) no espaço e “reproduzir a espécie humana fora do planeta”, explicou a cientista que liderou o trabalho, Montserrat Boada.

Pesquisas já tinham descrito como a falta de gravidade afeta estruturas celulares e moleculares e os sistemas cardiovascular, muscular, nervoso e endócrino do corpo humano.

No entanto, o impacto da falta de gravidade “sobre as células germinais, como os espermatozoides e os óvulos, e sobre a reprodução humana não é conhecida em detalhes”, segundo Boada.

Por este motivo, pesquisadores do centro de reprodução Dexeus de Barcelona e engenheiros da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) analisaram se a exposição a condições de microgravidade similar às que se dão no espaço afetam diversas amostras de esperma congelado.

O trabalho demonstrou que a microgravidade não afeta a viabilidade do esperma humano congelado, já que “a concentração, mobilidade, vitalidade e fragmentação do DNA espermático não foram alteradas em nenhum destes testes, comparado com as propriedades em condições de gravidade da Terra”, explicou Boada à Agência Efe.

“No ano passado, a Nasa anunciou um estudo nesta mesma linha denominado Micro-11, que investiga os efeitos da microgravidade na Estação Espacial Internacional (ISS), mas ainda não publicou nada dos resultados obtidos“, especificou a pesquisadora espanhola, que afirmou que “este é o primeiro estudo sobre os efeitos da microgravidade em amostras de esperma humano congelado”.

Se em um futuro tivermos que nos reproduzir fora da Terra, como deveria ser? Talvez a reprodução assistida seja a técnica mais utilizada”, sugeriu Boada.

O estudo foi realizado com dez amostras de sêmen de outros tantos voluntários sadios, e cada uma delas foi dividida em duas frações: uma para o estudo em condições de microgravidade e outra de controle.

Todas foram congeladas em nitrogênio líquido a -196º Celsius e as frações para a experiência colocadas em um tanque específico para transporte aéreo e submetido a condições de microgravidade durante um voo, explicou o professor da UPC, Antoni Pérez-Poch.

Depois, o esperma foi descongelado, analisado e comparado com as frações de controle, que foram descongeladas e analisadas em paralelo para ver se os parâmetros sobre sua capacidade fértil tinha variado.

Os resultados revelaram que não havia diferenças significativas em nenhum destes parâmetros entre as frações submetidas à microgravidade e as que foram mantidas em condições de gravidade terrestre.

“A compatibilidade na vitalidade e na fragmentação do DNA foi de 100%, de 90% em mobilidade e concentração e de 80% na morfologia”, detalhou Boada.

De acordo com a cientista, os pesquisadores agora querem fazer novos experimentos com maior quantidade de amostras e uma exposição mais longa à microgravidade.

“Começamos com esperma porque sua disponibilidade para o estudo não está submissa a restrições legais, mas nosso projeto também quer analisar os efeitos da microgravidade em óvulos e embriões, embora para isso teremos que contar com a permissão da Comissão Nacional de Reprodução Humana”, reconheceu.

“O estudo queria verificar se é possível deslocar esperma congelado da Terra até o espaço. Depois veremos se a fecundação se dá corretamente, se seria possível implantar e se gerariam uma gravidez. Este é o primeiro passo de um projeto maior que é saber quais capacidades de reprodução teríamos fora da Terra “, concluiu Boada.

A pesquisa foi apresentada no 35º Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia realizada nesta semana em Viena.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …