Tatuagens permanentes com biomarcadores podem diagnosticar doenças em tempo real

Cientistas na Alemanha desenvolveram uma tatuagem intradérmica que muda de cor em resposta a alterações nos níveis de glicose, albumina ou pH.

Um novo estudo liderado pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha) desenvolveu uma tatuagem permanente, intradérmica, que poderia um dia auxiliar pacientes e médicos no monitoramento de doenças crônicas como diabetes e deficiência renal.

Por enquanto, as tatuagens só foram testadas na pele de porcos, mas os resultados foram muito promissores. Os pesquisadores puderam acompanhar as mudanças em tempo real e depois estimar corretamente as concentrações ou níveis de glicose, albumina e pH nos pacientes usando apenas imagens das tatuagens nos seus smartphones.

As tatuagens monitoram três biomarcadores que podem ser indicadores de que algo vai mal com a saúde do usuário.

A albumina é uma proteína encontrada no plasma do sangue. Níveis baixos podem indicar problemas no rim ou no fígado, e níveis altos podem indicar problemas no coração. No biomarcador dérmico, a cor da tatuagem muda de amarelo para verde (embora pareça meio azul nas imagens abaixo).

Níveis de glicose precisam ser monitorados constantemente em caso de diabetes. Eles variam de amarelo para um verde escuro.

Já as mudanças no pH do sangue (um PH baixo indica acidose, um alto, alcalose) podem ser causadas por uma variedade de razões médicas que ainda precisam ser melhor investigadas. Eles variam de amarelo para azul (no caso, uma variação de pH que vai do 5 ao 9, sendo que o nível normal do sangue humano é 7,4).

Yetisen et al., Angewandte Chemie International Edition, 2019

As mudanças nos biomarcadores são detectadas através do fluido intersticial, substância que vaza dos nossos vasos capilares e preenche os espaços entre as nossas células. A tecnologia pode se tornar um dia uma ferramenta poderosa de medicina personalizada que incorpora modificação corporal decorativa, uma prática humana milenar.

“Modificação corporal através da injeção de pigmentos na camada da derme é um costume de mais de 4.000 anos. Aqui, uma tecnologia funcional cosmética foi desenvolvida através da combinação da arte da tatuagem com biossensores colorimétricos. Sensores dérmicos funcionam como uma tela de diagnóstico mostrando mudanças de cores em resposta a variações nas concentrações de pH, glicose e albumina”, escrevem os autores do estudo em um artigo.

Embora as tatuagens sejam muito úteis (e legais), certamente estão muito longe de se tornar realidade. Por enquanto, só foram testadas na pele de porcos. O próximo passo será testá-las em animais vivos para acompanhar possíveis efeitos colaterais, antes de testá-las em seres humanos.

Além disso, somente a mudança de cor do pH foi reversível. Uma tatuagem permanente não seria tão eficaz se só funcionasse para diagnosticar problemas de saúde uma vez.

A tecnologia tem muito futuro, apesar disso. “As aplicações dos sensores podem ser estendidas para a detecção de eletrólitos, proteínas, microrganismos patogênicos, gases e estado de desidratação”, escreveram os pesquisadores no artigo.

O texto foi publicado na revista científica Angewandte Chemie International Edition.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …