Se você tem um sistema imunológico fraco, não faça tatuagens

Em um artigo científico publicado recentemente, médicos do Reino Unido alertam: pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos não devem fazer tatuagens.

Recentemente, uma mulher decidiu fazer uma tatuagem depois de ter recebido um transplante de pulmões. Depois disso, a paciente desenvolveu uma doença crônica que lhe provocava dores nos quadris, joelho e coxa esquerdos.

Embora não haja provas de uma causalidade direta, os médicos acreditam que a probabilidade de a doença ter sido causada pela tatuagem é muito grande.

“O momento em que a doença despertou e a localização dos sintomas se correlaciona com a aplicação da tatuagem e não há outros fatores identificáveis que possam ter causado a patologia”, escrevem os médicos do Hospital Universitário Queen Elizabeth, em Glasgow, na Escócia, citados pelo Público.

Para evitar que o corpo rejeitasse os órgãos, a mulher teve que tomar imunossupressores. Pessoas que tomam esse tipo de medicamento, ou que têm o sistema imunológico fraco (como é o caso dos diabéticos), devem ter preocupações especiais quando colocam a possibilidade de fazer uma tatuagem.

Segundo o Público, a mulher, que já tinha sido tatuada antes do transplante, começou a sentir os sintomas logo após ter sido tatuada. No entanto, nove anos depois, desenvolveu uma dor no joelho e coxa esquerdos e teve necessidade de ser medicada.

As dores atenuaram, mas não desapareceram. Quando fez uma biopsia do músculo da coxa, os médicos repararam que a paciente tinha miopatia inflamatória (inflamação crônica no músculo). Neste caso, os médicos acreditam que a doença está relacionada com o processo da tatuagem.

Embora ainda não seja certo, os médicos referem, no estudo publicado este mês nos BMJ Case Reports, que a tinta utilizada pode causar uma reação, que varia entre uma irritação ligeira e infecções generalizadas.

As partículas de tinta chegam até os gânglios linfáticos – glândulas que pertencem ao sistema imunológico – e podem comprometê-lo.

Assim, os médicos que escreveram o artigo científico sugerem que a regulamentação da indústria das tatuagens seja melhorada, para que as reações adversas sejam, portanto, evitadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério do assassino de gatos em Londres é finalmente desvendado

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério em torno da morte de mais de 400 gatos …

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icônico chapéu do personagem Indiana Jones rendeu R$ 2,1 milhões em um leilão em que 600 objetos foram vendidos nesta quinta-feira (20) em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …