Se você tem um sistema imunológico fraco, não faça tatuagens

Em um artigo científico publicado recentemente, médicos do Reino Unido alertam: pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos não devem fazer tatuagens.

Recentemente, uma mulher decidiu fazer uma tatuagem depois de ter recebido um transplante de pulmões. Depois disso, a paciente desenvolveu uma doença crônica que lhe provocava dores nos quadris, joelho e coxa esquerdos.

Embora não haja provas de uma causalidade direta, os médicos acreditam que a probabilidade de a doença ter sido causada pela tatuagem é muito grande.

“O momento em que a doença despertou e a localização dos sintomas se correlaciona com a aplicação da tatuagem e não há outros fatores identificáveis que possam ter causado a patologia”, escrevem os médicos do Hospital Universitário Queen Elizabeth, em Glasgow, na Escócia, citados pelo Público.

Para evitar que o corpo rejeitasse os órgãos, a mulher teve que tomar imunossupressores. Pessoas que tomam esse tipo de medicamento, ou que têm o sistema imunológico fraco (como é o caso dos diabéticos), devem ter preocupações especiais quando colocam a possibilidade de fazer uma tatuagem.

Segundo o Público, a mulher, que já tinha sido tatuada antes do transplante, começou a sentir os sintomas logo após ter sido tatuada. No entanto, nove anos depois, desenvolveu uma dor no joelho e coxa esquerdos e teve necessidade de ser medicada.

As dores atenuaram, mas não desapareceram. Quando fez uma biopsia do músculo da coxa, os médicos repararam que a paciente tinha miopatia inflamatória (inflamação crônica no músculo). Neste caso, os médicos acreditam que a doença está relacionada com o processo da tatuagem.

Embora ainda não seja certo, os médicos referem, no estudo publicado este mês nos BMJ Case Reports, que a tinta utilizada pode causar uma reação, que varia entre uma irritação ligeira e infecções generalizadas.

As partículas de tinta chegam até os gânglios linfáticos – glândulas que pertencem ao sistema imunológico – e podem comprometê-lo.

Assim, os médicos que escreveram o artigo científico sugerem que a regulamentação da indústria das tatuagens seja melhorada, para que as reações adversas sejam, portanto, evitadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …