Um velório no nordeste da Alemanha terminou no hospital para alguns dos presentes, involuntariamente drogados. Após o funeral, acidentalmente lhes foi servido um bolo feito à base de haxixe, segundo informou a polícia de Rostock nesta terça-feira (29/10).
As autoridades relataram que, após o enterro em Wiethagen, os participantes da cerimônia foram a um restaurante para um café com bolo, uma tradição entre os alemães.
Contudo, após comerem o bolo, 13 pessoas – incluindo a viúva do homem que acabara de ser enterrado – passaram a sentir náuseas e tonturas e precisaram de atendimento médico. Segundo a polícia, uma mulher precisou ser levada de ambulância até o hospital, enquanto outras pessoas procuraram tratamento médico mais tarde no mesmo dia.
O grupo depois relatou o caso às autoridades e prestou uma queixa à polícia, que iniciou uma investigação, segundo informou um porta-voz à agência de notícias alemã DPA. O incidente aconteceu em agosto, mas os policiais disseram que acharam melhor esperar para divulgar a história em respeito aos familiares e amigos do falecido.
As autoridades determinaram mais tarde que o bolo que provocou o incidente foi trazido por uma funcionária do restaurante em questão. Encarregada dos confeitos, ela pedira à filha de 18 anos que assasse alguns bolos para serem servidos aos presentes após o funeral.
A jovem, de fato, preparou bolos para a cerimônia, mas também assou um bolo com haxixe que planejava consumir ela mesma em outra ocasião. A mãe acidentalmente pegou o doce errado do freezer de sua casa, sem saber que ele continha um ingrediente especial.
A garota está agora sendo investigada e enfrenta 13 acusações de negligência e lesão corporal, bem como de perturbar um funeral e violar a lei sobre drogas da Alemanha.
Nesta mesma terça-feira, autoridades informaram que outro bolo “batizado” levou pessoas ao hospital no país. Segundo a polícia de Darmstadt, no oeste alemão, seis jovens entre 19 e 24 anos tiveram de ser atendidos após consumirem “brownies com haxixe” em excesso em uma festa. Um deles comeu tanto que desmaiou, disseram os policiais.