Sítio arqueológico coberto por lava há 1.400 anos continua intacto

maiordo59 / Flickr

Sítio arqueológico Joya de Cerén, em El Salvador

“Uma cápsula do tempo extraordinária”: é assim que o arqueólogo Payson Sheets define o sítio arquelógico Joya de Cerén, descoberto por ele em El Salvador.

O espaço é conhecido como Pompeia da América, mas Sheets prefere não se referir ao lugar dessa forma. “Seria me gabar muito”, explicou à BBC.

A comparação com a cidade italiana, cuja população de milhares de pessoas foi morta por uma erupção do monte Vesúvio no ano 79, ocorre porque a lava que destruiu Joya também preservou a arquitetura e os artefatos da época, que permanecem nas posições em que estavam no momento da tragédia.

Os especialistas concordam que Joya de Cerén é um local singular e um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Isso porque mostra restos muito bem preservados de uma aldeia da pré-colonização na Mesoamérica.

A importância do local é tanta que a UNESCO declarou Joya de Cerén Patrimônio da Humanidade, em 1993.

Joya de Cerén era uma aldeia habitada por uma comunidade maia. Por volta do ano 600, uma erupção do vulcão Ilopango destruiu o local. No entanto, de acordo com evidências encontradas pelos arqueólogos, a maior parte dos moradores teve tempo para fugir.

“No caso de Joya de Cerén, as pessoas não tiveram tempo de levar suas coisas. Tiveram que escapar da erupção do vulcão, que ficava a apenas 600 metros de onde moravam”, explica Sheets.

O professor Sheets, que realizou numerosas escavações na região nos últimos 40 anos, diz que a população conseguiu escapar porque a erupção do vulcão ocorreu em fases.

“Primeiro caiu uma massa fina de grãos sobre as plantações, como milho e mandioca e cobriu também o telhado das casas. A segunda fase foi mais violenta e explosiva, deslocando a água do rio. Depois, vieram outras fases que converteram o lugar em uma cápsula do tempo”, diz.

Após as sucessivas e violentas erupções, Joya de Cerén foi totalmente sepultada. Os restos da aldeia permaneceram preservados por quase 1.400 anos.

Em 1978, um pouco por curiosidade e também por sorte, o professor Sheets, que realizava uma pesquisa em El Salvador, se deparou com uma estrutura coberta de cinzas em uma escavação que tinha sido feita por uma construtora dois anos antes.

“Assumi que se tratava de uma erupção recente, de uns 100 anos. Cavei um pouco mais, a pensar que encontraria algum diário ou estrutura de metal, mas só encontrei objetos antigos clássicos. Para mim não fazia sentido, porque eu estava a apenas cinco metros de profundidade. Era um enigma“, diz o arqueólogo, em entrevista por telefone.

“Recolhi algumas amostras, fiz o teste de datação por radiocarbono (método que consegue determinar a idade de materiais) e os resultados mostraram que tinham 1.400 anos. Não me lembro quanto tempo fiquei de boca aberta”, conta Sheets.

“Me dei conta de que não havia nada no mundo moderno com uma preservação desse tipo”, diz. A preservação é uma grande preocupação dos cientistas.

“Não há muitas ‘Pompeias’ no mundo porque o grande problema que os arqueólogos enfrentam é a preservação”, diz Robert Rosewig, professor do departamento de antropologia da Universidade de Albania, em Nova York.

“Quando ocorrem erupções ou inundações é muito frequente que esses sítios desapareçam, sejam destruídos ou desmoronem. Por isso, uma área preservada como a de Joya de Cerén é quase um acidente histórico“, explica Rosenwig.

“A comida deixada em vasilhas permaneceu. Encontramos um vaso de cerâmica com centenas e centenas de sementes de abóbora. Depois de 1.400 anos, num clima tropical, as sementes não mudaram de tamanho, forma ou peso. Estavam apenas com um pouco de poeira”, conta Sheets.

“Pensei em comer apenas uma semente para saber se o gosto tinha mudado, mas depois decidi que não: arqueólogos não devem comer suas evidências”, disse, numa gargalhada.

Em quase 40 anos de escavações, o professor encontrou 10 edificações ainda inteiras. Entre elas há casas, bodegas, uma cozinha e um prédio religioso e um edifício cívico onde se reuniam os líderes da comunidade para solucionar problemas locais. Há outra estrutura onde se guardavam e preparavam alimentos para cerimônias e festas, diz o site do parque arqueológico de Joya de Cerén.

“Nas escavações foram encontradas sementes de feijão, milho e mandioca, além de um banho de sauna temazcal ou sauna seca, uma estrutura única na sua categoria, já que em toda a Mesoamérica não tinha sido encontrado nenhum ainda em pé”, afirma Johnny Ramos, administrador do parque arqueológico.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …