Comportamento homossexual pode ter evoluído a partir de um ancestral comum do reino animal

Cientistas da Universidade Yale, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade do Texas e Universidade Syracuse, todas nos EUA, argumentam que o comportamento sexual com o mesmo sexo é “neutro” e não prejudicial

Parece um contrassenso biológico: por que qualquer espécie animal iria gastar tempo e energia se engajando em comportamento sexual com um indivíduo do mesmo sexo se isso não gera nenhuma chance de reprodução?

De acordo com a amplamente aceita teoria de Darwin, os organismos mais bem adaptados são os que sobrevivem, deixando um número maior de descendentes. A perpetuação da espécie é a motivação maior da sobrevivência.

E, ainda assim, os cientistas já observaram mais de 1.500 espécies animais, de gado a albatrozes a golfinhos a vermes, que exibem comportamento homossexual. Por quê?

Já que esse comportamento é tão comum e tão presente, um novo estudo resolveu mudar o foco da questão: por que ele não existiria?

Cientistas da Universidade Yale, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade do Texas e Universidade Syracuse, todas nos EUA, argumentam que o comportamento sexual com o mesmo sexo é “neutro” e não prejudicial. Inclusive, ao invés de ter custos biológicos, pode até já ter fornecido vantagens evolutivas.

Um artigo sobre a teoria foi publicado na revista científica Nature Ecology and Evolution.

Segundo a teoria da seleção natural de Darwin, traços que são muitos benéficos para a sobrevivência de uma espécie costumam prevalecer em relação a traços prejudiciais, simplesmente porque ajudam o indivíduo a se manter vivo e se reproduzir, passando o gene adiante.

Mas nem todo traço de uma espécie foi “selecionado” dessa forma. Os pesquisadores do novo estudo destacam outro mecanismo evolucionário chamado de “desvio genético”, uma explicação em potencial para a constância do comportamento sexual com o mesmo sexo.

“Às vezes, quando as populações mudam ao longo do tempo, é apenas por causa do acaso, não porque qualquer variante em particular seja melhor ou pior em termos de condicionamento físico”, afirma Erin Giglio, uma das autoras do estudo da Universidade do Texas.

Enquanto hipóteses anteriores assumiam que o comportamento homossexual evoluiu de forma independente entre diferentes animais, o novo estudo crê que essa é uma característica encontrada em um ancestral comum: uma espécie que praticava o acasalamento indiscriminado como estratégia reprodutiva.

“Em qualquer característica tão amplamente vista em diferentes espécies de animais, você normalmente consideraria a hipótese de que a característica existia desde a origem”, disse a principal autora do artigo, Julia Monk, da Universidade Yale.

Esse ancestral comum era provavelmente um organismo multicelular e imóvel que não tinha como diferenciar entre machos e fêmeas de sua espécie, como hoje a maioria dos animais pode, usando traços como tamanho corporal, cor e sinais químicos.

Logo, tal ancestral se engajava em sexo com ambos os sexos para maximizar suas chances de reprodução.

Monk enfatiza o fato de que muitos estudos dão como certo que o custo do comportamento homossexual é obviamente alto, negligenciando potenciais benefícios que explicariam por que ele evoluiu.

Por outro lado, os pesquisadores do novo estudo creem que os custos do comportamento homossexual – se é que existem – são baixos, especialmente em comparação com outros obstáculos reprodutivos, como infertilidade ou concorrência.

Os cientistas também afirmam que, historicamente, biólogos evolucionistas têm visto o mundo natural sob uma perspectiva predominantemente “humana”, considerando comportamentos como relações sexuais com o mesmo sexo como “inadequados” ou pelo menos “irrelevantes”.

Por esse motivo, na sua nova teoria, os pesquisadores preferiram os termos “comportamento sexual com o mesmo sexo” e “comportamento sexual com o sexo oposto” a “homossexualidade” e “heterossexualidade”, evitando pensamentos culturais preconceituosos humanos aplicados ao mundo animal.

Enquanto a ousada hipótese pode estar errada, os cientistas esperam ao menos incentivar outros biólogos a irem além de “normas antigas” ao estudar o mundo natural.

“Pensar criticamente sobre a maneira como abordamos determinados fenômenos e tentar entendê-los é realmente importante para obter respostas claras sobre de onde viemos ou quem somos. Se não fizermos as perguntas certas, nunca obteremos as respostas certas”, resume Giglio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …