Essas palmeiras nasceram de sementes de dois mil anos encontradas perto do deserto de Jerusalém

Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Medicina Natural Louis L. Borick, em Jerusalém, conseguiram cultivar sete palmeiras a partir de sementes de nada menos do que dois mil anos de idade.

As sementes foram encontradas no Deserto da Judeia, perto de Jerusalém, entre centenas de descobertas feitas em cavernas e em um antigo palácio construído pelo rei Herodes, o Grande, no século I aC.

A equipe de cientistas utilizou datação por radiocarbono para chegar à conclusão de que as sementes possuíam dois mil anos.

Análises genéticas indicaram que diversas delas eram de plantas fêmeas polinizadas por plantas machos de áreas diferentes.

Segundo uma das autoras do novo estudo, Sarah Sallon, isso sugere que o antigo povo judeu que vivia na região cultivava a palmeira com técnicas de reprodução sofisticadas.

A espécie, Phoenix dactylifera, é uma tamareira, uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

Estas são as mais antigas sementes germinadas do mundo. Elas foram colocadas na água e receberam hormônios para estimular sua germinação e formação de raízes, sendo em seguida plantadas no solo de uma área em quarentena.

Sallon crê que as condições quentes e secas do deserto da Judeia provavelmente ajudaram a preservar as sementes por tanto tempo.

Anteriormente, a semente germinada mais antiga do mundo era de uma flor de lótus chinesa de 1.300 anos, adquirida no leito de um lago seco na China.

Quanto ao cultivo de plantas antigas sem o uso de sementes, em 2012 pesquisadores da Rússia conseguiram crescer uma flor a partir do tecido de frutas antigas de 30.000 anos, recuperado de sedimentos congelados na Sibéria.

De acordo com relatos históricos, as tâmaras que cresciam das palmeiras na região eram grandes, doces e tinham propriedades medicinais.

Sallon e seus colegas disseram que as sementes de dois mil anos são maiores do que as das variedades atuais de tâmaras, o que geralmente é indicativo de frutas maiores. Eles esperam recriar a variedade antiga através de polinização.

O escriba romano Plínio, o Velho, registrou em um texto uma “propriedade notável” das frutas daquele período: “o suco untuoso” que elas exalavam, além de “um tipo extremamente doce de sabor como o do mel, que lembra vinho”.

Diferentemente das tâmaras egípcias, as judias podiam ser armazenadas por mais tempo, o que significa que podiam ser exportadas através do Império Romano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …