Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Joca Duarte / Creative Commons

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de jornalistas negros, a GloboNews tomou uma atitude.

A edição de quarta-feira (3) do programa ‘Em Pauta‘ pauta pegou todo mundo de surpresa por algo que não deveria surpreender em um país com 55% de pessoas negras. O noticiário teve apenas homens e mulheres de pele preta.

A ação é uma espécie de pedido de desculpas público da emissora pelos fatos ocorridos anteriormente. O apresentador, Marcelo Cosme, admitiu o erro ao vivo e passou o comando para o jornalista Heraldo Pereira, que recebeu como convidadas ao debate Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maju Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro.

Antes, Marcelo Cosme leu um editorial sobre o assunto. Disse ele, reconhecendo o erro. “Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”.

Cosme mostrou no ar o ‘meme‘ com a imagem da bancada que esteve no programa na véspera, com a legenda provocativa: “Rapaziada… a pauta é racismo”. E afirmou, “nós entendemos o recado. E hoje a GloboNews convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas”.

O ‘Em Pauta’ se baseou nos maiores protestos nos Estados Unidos desde o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968 para debater os efeitos do racismo no Brasil. Com dados e depoimentos pessoais, as comunicadoras citaram momentos contrangedores provocados pela violência que insiste em fazer parte da sociedade.

Zileide Silva, que já foi correspondente da Globo em Noya York e integrou o rodízido de apresentadoras do ‘Jornal Nacional’, relatou um episódio de racismo vivido durante a realização de uma matéria e emocionou. Sobretudo jornalistas negros que convivem com o constrangimento gerado pelo preconceito.

Bastante emocionado, Heraldo Pereira exaltou a todo o momento as falas das colegas. O âncora que abriu caminho para a inserção de profissionais negros na televisão, anunciou que, a partir daquela edição, mais duas jornalistas farão parte do time fixo de comentaristas do próprio ‘Em Pauta’ e do ‘Jornal das 10’: Zileide Silva e Flávia Oliveira.

Ainda falta representatividade

Embora o movimento da GloboNews tenha sido elogiado nas redes sociais, sobretudo pelo reconhecimento de uma postura excludente adotada anteirormente , muita gente olha com desconfiança. E com razão. A jornalista Camila Silva usou as redes sociais para pontuar que a emissora carioca usou quase todas as jornalistas negras do quadro para a atração.

Faz sentido, já que o IBGE mostra que 55% da população brasileira é negra. Essa realidade, no entanto, não se reflete na televisão, tampouco em telejornais. De acordo com pesquisa de 2017, da Revista Vaidapé, apenas 3,7% dos apresentadores brasileiros são negros. “Em valores absolutos, de todos os analisados, foram apenas 10 apresentadores negros contra 261 brancos”, diz o estudo que pode ser acessado aqui.

 

No encerramento, Heraldo Pereira voltou a fazer referência ao meme que criticou o programa na véspera por ter apenas comentaristas brancos. “Eu quero fazer um agradecimento especial ao Irlan Simões, que tuitou. Quero agradecer a ele e a todos que retuitaram”, disse. E reconhecendo mais uma vez o erro, acrescentou: “Às vezes, a gente acha que está fazendo tudo certo, mas a gente erra. E as redes sociais estão aí para nos ajudar a corrigir esses erros. Hoje e no futuro”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …