Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Joca Duarte / Creative Commons

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de jornalistas negros, a GloboNews tomou uma atitude.

A edição de quarta-feira (3) do programa ‘Em Pauta‘ pauta pegou todo mundo de surpresa por algo que não deveria surpreender em um país com 55% de pessoas negras. O noticiário teve apenas homens e mulheres de pele preta.

A ação é uma espécie de pedido de desculpas público da emissora pelos fatos ocorridos anteriormente. O apresentador, Marcelo Cosme, admitiu o erro ao vivo e passou o comando para o jornalista Heraldo Pereira, que recebeu como convidadas ao debate Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maju Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro.

Antes, Marcelo Cosme leu um editorial sobre o assunto. Disse ele, reconhecendo o erro. “Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”.

Cosme mostrou no ar o ‘meme‘ com a imagem da bancada que esteve no programa na véspera, com a legenda provocativa: “Rapaziada… a pauta é racismo”. E afirmou, “nós entendemos o recado. E hoje a GloboNews convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas”.

O ‘Em Pauta’ se baseou nos maiores protestos nos Estados Unidos desde o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968 para debater os efeitos do racismo no Brasil. Com dados e depoimentos pessoais, as comunicadoras citaram momentos contrangedores provocados pela violência que insiste em fazer parte da sociedade.

Zileide Silva, que já foi correspondente da Globo em Noya York e integrou o rodízido de apresentadoras do ‘Jornal Nacional’, relatou um episódio de racismo vivido durante a realização de uma matéria e emocionou. Sobretudo jornalistas negros que convivem com o constrangimento gerado pelo preconceito.

Bastante emocionado, Heraldo Pereira exaltou a todo o momento as falas das colegas. O âncora que abriu caminho para a inserção de profissionais negros na televisão, anunciou que, a partir daquela edição, mais duas jornalistas farão parte do time fixo de comentaristas do próprio ‘Em Pauta’ e do ‘Jornal das 10’: Zileide Silva e Flávia Oliveira.

Ainda falta representatividade

Embora o movimento da GloboNews tenha sido elogiado nas redes sociais, sobretudo pelo reconhecimento de uma postura excludente adotada anteirormente , muita gente olha com desconfiança. E com razão. A jornalista Camila Silva usou as redes sociais para pontuar que a emissora carioca usou quase todas as jornalistas negras do quadro para a atração.

Faz sentido, já que o IBGE mostra que 55% da população brasileira é negra. Essa realidade, no entanto, não se reflete na televisão, tampouco em telejornais. De acordo com pesquisa de 2017, da Revista Vaidapé, apenas 3,7% dos apresentadores brasileiros são negros. “Em valores absolutos, de todos os analisados, foram apenas 10 apresentadores negros contra 261 brancos”, diz o estudo que pode ser acessado aqui.

 

No encerramento, Heraldo Pereira voltou a fazer referência ao meme que criticou o programa na véspera por ter apenas comentaristas brancos. “Eu quero fazer um agradecimento especial ao Irlan Simões, que tuitou. Quero agradecer a ele e a todos que retuitaram”, disse. E reconhecendo mais uma vez o erro, acrescentou: “Às vezes, a gente acha que está fazendo tudo certo, mas a gente erra. E as redes sociais estão aí para nos ajudar a corrigir esses erros. Hoje e no futuro”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …