Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Joca Duarte / Creative Commons

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de jornalistas negros, a GloboNews tomou uma atitude.

A edição de quarta-feira (3) do programa ‘Em Pauta‘ pauta pegou todo mundo de surpresa por algo que não deveria surpreender em um país com 55% de pessoas negras. O noticiário teve apenas homens e mulheres de pele preta.

A ação é uma espécie de pedido de desculpas público da emissora pelos fatos ocorridos anteriormente. O apresentador, Marcelo Cosme, admitiu o erro ao vivo e passou o comando para o jornalista Heraldo Pereira, que recebeu como convidadas ao debate Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maju Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro.

Antes, Marcelo Cosme leu um editorial sobre o assunto. Disse ele, reconhecendo o erro. “Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”.

Cosme mostrou no ar o ‘meme‘ com a imagem da bancada que esteve no programa na véspera, com a legenda provocativa: “Rapaziada… a pauta é racismo”. E afirmou, “nós entendemos o recado. E hoje a GloboNews convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas”.

O ‘Em Pauta’ se baseou nos maiores protestos nos Estados Unidos desde o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968 para debater os efeitos do racismo no Brasil. Com dados e depoimentos pessoais, as comunicadoras citaram momentos contrangedores provocados pela violência que insiste em fazer parte da sociedade.

Zileide Silva, que já foi correspondente da Globo em Noya York e integrou o rodízido de apresentadoras do ‘Jornal Nacional’, relatou um episódio de racismo vivido durante a realização de uma matéria e emocionou. Sobretudo jornalistas negros que convivem com o constrangimento gerado pelo preconceito.

Bastante emocionado, Heraldo Pereira exaltou a todo o momento as falas das colegas. O âncora que abriu caminho para a inserção de profissionais negros na televisão, anunciou que, a partir daquela edição, mais duas jornalistas farão parte do time fixo de comentaristas do próprio ‘Em Pauta’ e do ‘Jornal das 10’: Zileide Silva e Flávia Oliveira.

Ainda falta representatividade

Embora o movimento da GloboNews tenha sido elogiado nas redes sociais, sobretudo pelo reconhecimento de uma postura excludente adotada anteirormente , muita gente olha com desconfiança. E com razão. A jornalista Camila Silva usou as redes sociais para pontuar que a emissora carioca usou quase todas as jornalistas negras do quadro para a atração.

Faz sentido, já que o IBGE mostra que 55% da população brasileira é negra. Essa realidade, no entanto, não se reflete na televisão, tampouco em telejornais. De acordo com pesquisa de 2017, da Revista Vaidapé, apenas 3,7% dos apresentadores brasileiros são negros. “Em valores absolutos, de todos os analisados, foram apenas 10 apresentadores negros contra 261 brancos”, diz o estudo que pode ser acessado aqui.

 

No encerramento, Heraldo Pereira voltou a fazer referência ao meme que criticou o programa na véspera por ter apenas comentaristas brancos. “Eu quero fazer um agradecimento especial ao Irlan Simões, que tuitou. Quero agradecer a ele e a todos que retuitaram”, disse. E reconhecendo mais uma vez o erro, acrescentou: “Às vezes, a gente acha que está fazendo tudo certo, mas a gente erra. E as redes sociais estão aí para nos ajudar a corrigir esses erros. Hoje e no futuro”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …