Superterra recém-descoberta leva apenas meio dia para orbitar sua estrela

Uma equipe de cientistas “caçadores de exoplanetas” descobriu uma superterra quente, rochosa e bem pertinho da estrela TOI-561, uma das mais antigas da nossa galáxia, o que confere temperaturas acima dos 1.700 ºC.

As surpresas não param por aí: o planeta é cerca de 50% maior que a Terra, mas leva menos de um dia terrestre para orbitar sua estrela.

A descoberta contou com os membros da equipe do telescópio espacial TESS, cuja missão primária foi encerrada no ano passado, que utilizaram o observatório havaiano W.M. Keck para confirmar a presença do planeta em questão.

Além disso, os equipamentos do observatório também permitiram o cálculo da massa, densidade e raio do mundo em questão. De acordo com Stephen Kane, “a cada dia na Terra, esse planeta orbita a estrela duas vezes”. Uma parte do motivo desta órbita tão curta está na distância entre o planeta e a estrela.

Por estar tão próximo dela, o TOI-561b tem temperaturas que devem passar dos 2 mil Kelvin, temperatura mais que suficiente para “cozinhar” a vida como a conhecemos.

Além disso, Kane também comenta que o planeta tem massa que equivale a quase três vezes a da Terra, embora sua densidade seja a mesma do nosso planeta — ainda que isso não seja um consenso, as superterras têm, na maioria, até dez vezes a massa da Terra. Esse é mais um ponto de destaque deste planeta: “isso é surpreendente, porque o esperado é que fosse maior”, disse.

Para o cientista, isso indica ser o caso de um planeta bem antigo. É que, quanto mais velho for o planeta, menos denso ele deve ser, porque não teria tantos elementos pesados disponíveis durante a sua formação. Esses elementos são produzidos pelas reações de fusão no interior das estrelas conforme elas envelhecem, e somente após morrerem é que são liberados para formarem novas estrelas e planetas.

Lauren Weiss, líder da equipe, reforça este cenário: “a existência deste planeta nos mostra que o universo vem formando planetas rochosos desde seu nascimento, há 14 milhões de anos”, comenta. A estrela TOI-561 faz parte de uma população rara, que compõe o disco galáctico espesso. Trata-se de uma região de estrelas com composição química diferenciada, que possui menos elementos pesados associados à formação planetária.

Como os astrônomos estão sempre buscando entender a relação entre a massa e o raio dos planetas que identificam, essas informações permitem o entendimento do que há no interior deles, já que não podemos visitá-los para estudos. “A informação sobre o interior de um planeta nos faz pensar se a superfície dele é habitável pela vida como a conhecemos. Embora esse em particular dificilmente seja habitável hoje, ele pode ser mais um mundo rochoso entre vários que ainda serão descobertos”, finaliza Kane.

O artigo com os resultados do estudo será publicado na revista Astronomical Journal e apresentado junto de observações adicionais em uma reunião da American Astronomical Society. O estudo na versão pré-print está disponível no repositório online arXiv.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …