Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a imunização contra a COVID-19 será iniciada na próxima quarta-feira (20), às 10h. A afirmação foi feita durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Ainda na reunião com os prefeitos, o ministro Pazuello explicou que o país espera contar, inicialmente, com oito milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 ainda em janeiro. Para isso, devem estar disponíveis duas milhões de doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca — vindas da Índia —, além de seis milhões de doses da CoronaVac, já disponíveis no Brasil.
Vale comentar que esta data já foi apontada pelo ministro da Saúde, anteriormente, como sendo o cenário “mais otimista” para iniciar a imunização contra a COVID-19 no país. Antes disso, no entanto, será necessário que cheguem as doses da vacina de Oxford, importadas da Índia, e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial de imunizantes contra o coronavírus no país. Este último ponto deve ser definido no domingo (17), quando haverá reunião entre a diretoria da agência reguladora.
Além do início da vacinação nacional contra o coronavírus, o Ministério da Saúde também planeja um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, na próxima terça-feira (19). Na ocasião que antecederá em um dia a vacinação em massa, um idoso e um profissional da saúde devem ser imunizados pela primeira vez no Brasil contra a COVID-19. Entretanto, ainda não há confirmação oficial da cerimônia.
// Canaltech