França começa férias de inverno em meio a níveis ‘aterrorizantes’ de contágio

A França registrou 22.000 novas infecções por coronavírus nas 24 horas antes do início das férias escolares deste sábado (6), em meio a alertas de que a pressão sobre os hospitais continua alta. Enquanto isso, as estações francesas de esqui continuam praticamente vazias, já que a maioria das famílias optou por passar férias em casa. 

Os últimos dados de saúde pública mostram que a progressão de variantes mais contagiosas do coronavírus manteve o número de casos em alta na semana passada, com mais de 27.500 pacientes sendo tratados em hospitais franceses.

Variantes inglesas, sul-africanas e brasileiras representam 14% de todos os casos detectados em 27 de janeiro, de acordo com resultados preliminares que foram divulgados na quinta-feira.

A situação é particularmente ruim nos hospitais de Paris, onde o diretor médico do grupo de hospitais públicos AP-HP, Bruno Riou, alertou que o vírus “aterrorizante” estava sendo “mal controlado” pelas medidas existentes.

“Vamos viver tempos muito difíceis nas próximas semanas”, disse Riou ao canal BFMTV, prevendo um “aumento lento, mas constante” de infecções e internações em unidades de terapia intensiva.

Menos turistas

Os números, no entanto, não justificam um novo lockdown, disse o governo francês – garantindo aos turistas que seus planos para as próximas quatro semanas de férias escolares não serão afetados.

Os restaurantes permanecem fechados, e aqueles que vão para as regiões alpinas para férias de esqui foram convocados a respeitar o toque de recolher das 18h na França. Embora os teleféricos não estejam operando, os resorts estão abertos.

Na véspera das férias, no entanto, a rádio France Info informou que dois terços das acomodações na região de Savoie Mont Blanc permaneceriam vazias. A ilha francesa de Mayotte entra em lockdown total devido ao aumento de infecções por Covid.

Tensão: médicos franceses pressionam pelo lockdown, governo resiste

A viagem em toda a União Europeia é permitida para os portadores de um teste PCR ou teste antigênico negativo, dependendo do país.

Uma pesquisa da Amivac publicada pela BFMTV revelou que apenas 20% dos franceses pretendem sair de férias em fevereiro, um período tradicionalmente importante de férias escolares.

Enquanto isso, em um esforço para acelerar a vacinação vacilante da França, o imunizante da AstraZeneca será distribuído por todo o país e em sete territórios no exterior a partir deste sábado, a terceira vacina a ser autorizada para uso na França por reguladores da UE depois da Pfizer BioNTech e Moderna.

Cerca de 273.600 doses estão sendo entregues, com um segundo lote de 304.800 doses a ser distribuído na próxima semana.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …