França autoriza população a sair de casa durante confinamento para adotar animal

Jamie Baker / Flickr

Enquanto os franceses aguardam o pronunciamento do presidente Emmanuel Macron na segunda-feira (13) para saber a nova previsão do fim de seu confinamento, o governo anunciou neste sábado (11) que a população será autorizada a sair de casa para adotar um animal.

A partir da próxima quinta-feira (16), o governo permitirá que os franceses saiam de casa para ir a um refúgio de animais buscar um bicho de estimação. A mudança na regra responde a pedidos de grupos de defesa animal que alertavam para o risco de saturação dos refúgios nesse período em que a distribuição está fechada.

Em suas redes sociais, o ministro do Interior, Christophe Castaner, disse que a tolerância será feita para que os animais de estimação não sejam “vítimas colaterais” do vírus.

A França está em confinamento desde o dia 17 de março, e ainda não tem data para a circulação voltar ao normal. É esperado que Macron anuncie um novo prazo em seu pronunciamento à nação na segunda. Muitos apostam que Macron renovará as medidas de distanciamento social por mais duas semanas, como na expiração do período inicial.

Regras estritas de circulação

No território francês, para sair de casa é preciso levar consigo uma autorização com seu nome, endereço, horário de saída e razão do deslocamento.

Até o momento, a saída só é autorizada para fazer compras essenciais, ir ao médico ou ao trabalho que não pode ser realizado de forma remota, para ajudar uma pessoa da família em situação de necessidade ou fazer uma hora de exercício físico individual em um raio de um quilômetro de sua residência.

Deslocamentos fora desses casos são punidos pela polícia com uma multa de 135 euros, que pode chegar até 3.000 euros em caso de reincidência.

A partir da próxima quinta-feira, quem quiser adotar um animal deverá escolher o bichinho na página de um centro de cuidados de animais, marcar um encontro com data, local e horário definidos. E levar consigo o documento do refúgio animal e uma autorização de saída com a justificativa de ajudar uma pessoa da família.

Quase 14 mil mortos

Até este sábado, a França registrou 13.832 óbitos desde o início da pandemia de Covid-19, sendo 635 novas mortes nas últimas 24 horas. No sábado, 345 pessoas morreram em hospitais e 290 em lares de idosos e de pessoas com deficiência e outros centros médico-sociais, segundo o diretor-geral de Saúde, Jérôme Salomon.

“Não é hora de relaxar o isolamento. Temos tempo para refletir sobre as modalidades ideais” para sair de casa, disse.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …