França autoriza população a sair de casa durante confinamento para adotar animal

Jamie Baker / Flickr

Enquanto os franceses aguardam o pronunciamento do presidente Emmanuel Macron na segunda-feira (13) para saber a nova previsão do fim de seu confinamento, o governo anunciou neste sábado (11) que a população será autorizada a sair de casa para adotar um animal.

A partir da próxima quinta-feira (16), o governo permitirá que os franceses saiam de casa para ir a um refúgio de animais buscar um bicho de estimação. A mudança na regra responde a pedidos de grupos de defesa animal que alertavam para o risco de saturação dos refúgios nesse período em que a distribuição está fechada.

Em suas redes sociais, o ministro do Interior, Christophe Castaner, disse que a tolerância será feita para que os animais de estimação não sejam “vítimas colaterais” do vírus.

A França está em confinamento desde o dia 17 de março, e ainda não tem data para a circulação voltar ao normal. É esperado que Macron anuncie um novo prazo em seu pronunciamento à nação na segunda. Muitos apostam que Macron renovará as medidas de distanciamento social por mais duas semanas, como na expiração do período inicial.

Regras estritas de circulação

No território francês, para sair de casa é preciso levar consigo uma autorização com seu nome, endereço, horário de saída e razão do deslocamento.

Até o momento, a saída só é autorizada para fazer compras essenciais, ir ao médico ou ao trabalho que não pode ser realizado de forma remota, para ajudar uma pessoa da família em situação de necessidade ou fazer uma hora de exercício físico individual em um raio de um quilômetro de sua residência.

Deslocamentos fora desses casos são punidos pela polícia com uma multa de 135 euros, que pode chegar até 3.000 euros em caso de reincidência.

A partir da próxima quinta-feira, quem quiser adotar um animal deverá escolher o bichinho na página de um centro de cuidados de animais, marcar um encontro com data, local e horário definidos. E levar consigo o documento do refúgio animal e uma autorização de saída com a justificativa de ajudar uma pessoa da família.

Quase 14 mil mortos

Até este sábado, a França registrou 13.832 óbitos desde o início da pandemia de Covid-19, sendo 635 novas mortes nas últimas 24 horas. No sábado, 345 pessoas morreram em hospitais e 290 em lares de idosos e de pessoas com deficiência e outros centros médico-sociais, segundo o diretor-geral de Saúde, Jérôme Salomon.

“Não é hora de relaxar o isolamento. Temos tempo para refletir sobre as modalidades ideais” para sair de casa, disse.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …