O manto profundo da Terra pode ter rios de prótons de fases superiônicas

Pierfranco Demontis disse em 1988: “O gelo se torna um condutor de íons rápidos em alta pressão e altas temperaturas”, mas sua previsão era apenas hipotética até recentemente. Após 30 anos de estudo, o gelo superiônico de água foi verificado experimentalmente em 2018. A superionicidade pode, finalmente, explicar o forte campo magnético no interior de planetas gigantes.

E na Terra, cujo interior também está sob condições extremas de pressão e temperatura? Embora três quartos da superfície da Terra sejam cobertos por água, água ou gelo isolados raramente existem no interior da Terra. A unidade mais comum de água é a hidroxila, que está associada aos minerais hospedeiros para torná-los minerais hidratados. Agora, um grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Qingyang Hu, Dr. Duckyoung Kim e Dr. Jin Liu do Centro de Pesquisa Avançada de Ciência e Tecnologia de Alta Pressão descobriu que um desses minerais hidratados também entra em uma fase superiônica exótica, semelhante ao gelo de água em planetas gigantes. Os resultados foram publicados na Nature Geosciences.

“Na água superiônica, o hidrogênio é liberado do oxigênio, se torna líquido, e se move livremente dentro da rede sólida de oxigênio. Da mesma forma, estudamos um óxido-hidróxido de ferro mineral hidratado (FeOOH), e os átomos de hidrogênio se movem livremente na rede de oxigênio sólido de FeO2 “, disse o Dr. He, que conduziu a simulação computacional.

“Ele se desenvolveu na fase superiônica acima de cerca de 1700 ° C e 800 mil vezes a pressão atmosférica normal. Essas condições de pressão e temperatura garantem que uma grande parte do manto inferior da Terra possa hospedar o mineral hidratado superiônico. Essas regiões profundas podem ter rios feitos de prótons, que podem fluir através dos sólidos” acrescentou o Dr. Kim.

Guiados por suas previsões teóricas, a equipe então tentou verificar esta fase superiônica prevista em FeOOH quente, realizando experimentos de alta temperatura e alta pressão usando uma técnica de aquecimento a laser em uma célula de bigorna de diamante.

“É tecnicamente desafiador reconhecer o movimento dos átomos de H experimentalmente; no entanto, a evolução da ligação OH é sensível à espectroscopia Raman”, disse o Dr. Hu, um dos autores principais. “Então, rastreamos a evolução da ligação OH e capturamos esse estado exótico em sua forma normal.”

Eles descobriram que a ligação OH enfraquece abruptamente acima de 73 mil vezes a pressão atmosférica normal, junto com o enfraquecimento de ~ 55% da intensidade do pico OH Raman. Esses resultados indicam que algum H + pode ser deslocado do oxigênio e tornar-se móvel, enfraquecendo a ligação OH, consistente com as simulações. “O amolecimento e o enfraquecimento da ligação OH em condições de alta pressão e temperatura ambiente só podem ser considerados como um precursor do estado superiônico porque a alta temperatura é necessária para aumentar a mobilidade além da célula unitária”, explicou o Dr. Hou.

Em materiais superiônicos, haverá uma mudança de condutividade óbvia, que é uma evidência robusta de superionização. A equipe mediu a evolução da condutividade elétrica da amostra em condições de alta temperatura e pressão. Eles observaram um aumento abrupto na condutividade elétrica em torno de 1500-1700 ° C e 121 mil vezes a pressão atmosférica normal, indicando que o hidrogênio difusivo cobriu toda a amostra sólida e, portanto, entrou em um estado superiônico.

“O FeO2Hx do tipo pirita é apenas o primeiro exemplo de fases superiônicas no manto inferior profundo”, observou o Dr. Liu, co-autor principal do trabalho. “É muito provável que o hidrogênio nos óxidos densos contendo hidrogênio recentemente descobertos que são estáveis ​​sob as condições de alto PT do manto inferior profundo, como fases hídricas densas, também possam exibir comportamento superiônico.”

// HS

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …