Ganhador do Nobel: Inteligência artificial esmagará os humanos

O ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman diz que a batalha entre IA e humanos vai ser uma explosão absoluta – e os humanos estão ferrados.

É de conhecimento geral, neste momento, que a inteligência artificial em breve será capaz de superar os seres humanos em muitas áreas, senão em praticamente todas elas. Quanto isso ocorrerá ainda está em debate. Mas em uma nova entrevista publicada pelo The Guardian, o ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman teve uma visão bastante catastrófica sobre o assunto: a batalha entre IA e humanos, ele disse, vai ser uma explosão absoluta – e os humanos estão ferrados.

“Claramente a IA vai ganhar [contra a inteligência humana]. Não teremos nem chance”, disse Kahneman ao jornal. “Como as pessoas vão se adaptar a isso é um problema fascinante.”

Por que ouvir Daniel Kahneman? Seu livro de 2011, “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” — mais de dois milhões de exemplares vendidos — é um dos tomas mais influentes no campo da economia comportamental, explorando como e por que os humanos pensam a maneira como pensam (o pensamento “rápido” do título ser intuitivo; o pensamento “lento” ser racional), e o que nos deixa preparados (ou despreparados) para tomar decisões sobre nosso futuro. Mas, além disso, ele ganhou o Prêmio Nobel de 2002 por ser pioneiro em “teoria das perspectivas”, o que explica como as pessoas racionalizam a diferença entre ganhos e perdas, e como seus limites para a aversão ao risco e apetite ao risco funcionam.

E por que, de acordo com Kahneman, estamos tão despreparados alcançar a próxima geração de inteligência artificial? Falando sobre a forma como a pandemia dominou um mundo despreparado, Kahneman citou o crescimento exponencial do vírus. As mentes humanas, explicou ele, são essencialmente desequipadas para lidar com a matemática básica subjacente e algo como um surto de Covid pode sair do controle em escala global.

“Fenômenos exponenciais são quase impossíveis de entender”, disse ele ao The Guardian. “Somos muito experientes em um mundo mais ou menos linear. E se as coisas estão acelerando, geralmente estão acelerando dentro da razão. Mudança exponencial [como com a propagação do vírus] é realmente outra coisa. Não estamos equipados para isso. Leva muito tempo para educar a intuição.

Encerrando a discussão sobre IA, Kahneman observou a questão com as mentes humanas: “Haverá uma ruptura maciça. A tecnologia está se desenvolvendo muito rapidamente, possivelmente exponencialmente. Mas as pessoas são lineares. Quando as pessoas lineares se deparam com mudanças exponenciais, elas não serão capazes de se adaptar muito facilmente a isso.” Kahneman cita a medicina como um lugar onde os humanos serão substituídos, “certamente em termos de diagnóstico”. E em outros lugares, ele emite uma mensagem gritante para as salas de reuniões do mundo: “Há cenários bastante assustadores quando você está falando de liderança. Uma vez que é comprovadamente verdade que você pode ter uma IA que tem um julgamento de negócios muito melhor, digamos, o que isso fará com a liderança humana?”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …