O ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman diz que a batalha entre IA e humanos vai ser uma explosão absoluta – e os humanos estão ferrados.
É de conhecimento geral, neste momento, que a inteligência artificial em breve será capaz de superar os seres humanos em muitas áreas, senão em praticamente todas elas. Quanto isso ocorrerá ainda está em debate. Mas em uma nova entrevista publicada pelo The Guardian, o ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman teve uma visão bastante catastrófica sobre o assunto: a batalha entre IA e humanos, ele disse, vai ser uma explosão absoluta – e os humanos estão ferrados.
“Claramente a IA vai ganhar [contra a inteligência humana]. Não teremos nem chance”, disse Kahneman ao jornal. “Como as pessoas vão se adaptar a isso é um problema fascinante.”
Por que ouvir Daniel Kahneman? Seu livro de 2011, “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” — mais de dois milhões de exemplares vendidos — é um dos tomas mais influentes no campo da economia comportamental, explorando como e por que os humanos pensam a maneira como pensam (o pensamento “rápido” do título ser intuitivo; o pensamento “lento” ser racional), e o que nos deixa preparados (ou despreparados) para tomar decisões sobre nosso futuro. Mas, além disso, ele ganhou o Prêmio Nobel de 2002 por ser pioneiro em “teoria das perspectivas”, o que explica como as pessoas racionalizam a diferença entre ganhos e perdas, e como seus limites para a aversão ao risco e apetite ao risco funcionam.
E por que, de acordo com Kahneman, estamos tão despreparados alcançar a próxima geração de inteligência artificial? Falando sobre a forma como a pandemia dominou um mundo despreparado, Kahneman citou o crescimento exponencial do vírus. As mentes humanas, explicou ele, são essencialmente desequipadas para lidar com a matemática básica subjacente e algo como um surto de Covid pode sair do controle em escala global.
“Fenômenos exponenciais são quase impossíveis de entender”, disse ele ao The Guardian. “Somos muito experientes em um mundo mais ou menos linear. E se as coisas estão acelerando, geralmente estão acelerando dentro da razão. Mudança exponencial [como com a propagação do vírus] é realmente outra coisa. Não estamos equipados para isso. Leva muito tempo para educar a intuição.
Encerrando a discussão sobre IA, Kahneman observou a questão com as mentes humanas: “Haverá uma ruptura maciça. A tecnologia está se desenvolvendo muito rapidamente, possivelmente exponencialmente. Mas as pessoas são lineares. Quando as pessoas lineares se deparam com mudanças exponenciais, elas não serão capazes de se adaptar muito facilmente a isso.” Kahneman cita a medicina como um lugar onde os humanos serão substituídos, “certamente em termos de diagnóstico”. E em outros lugares, ele emite uma mensagem gritante para as salas de reuniões do mundo: “Há cenários bastante assustadores quando você está falando de liderança. Uma vez que é comprovadamente verdade que você pode ter uma IA que tem um julgamento de negócios muito melhor, digamos, o que isso fará com a liderança humana?”
// HypeScience