Novas evidências apontam que Parkinson pode começar no intestino e não no cérebro

Novo estudo sugere que o nosso entendimento sobre o desenvolvimento da doença de Parkinson pode ter sido incorreto por muito tempo. O trabalho defende que a doença não está isolada ao cérebro, mas que ela pode começar no sistema digestivo.

Essa hipótese bate com um sintoma observado por pesquisadores, que notam que pacientes com Parkinson costumam se queixar de intestino preso pelo menos uma década antes dos sinais clássicos da doença se apresentarem.

A doença de Parkinson é normalmente associada com tremores, musculatura rígida e dificuldade na locomoção, tudo isso causado pela morte de neurônios. Os tratamentos disponíveis atualmente freiam o desenvolvimento da doença, mas não há cura para ela.

Ainda há muito a ser descoberto sobre a doença, e limitar os estudos ao cérebro pode deixar dados importantes de fora dessa pesquisa.

Ao analisar fibras tóxicas que se acumulam em nervos dos ratos, o novo estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech confirma ligação entre o microbioma do sistema digestivo e a doença de Parkinson.

“De forma geral, esse estudo revela que a doença neurodegenerativa pode ter suas origens no intestino, e não no cérebro como se acreditava anteriormente”, diz o pesquisador principal, Sarkis Mazmanian.

Este estudo partiu de um outro trabalho anterior, que indicava que as fibras tóxicas características do Mal de Parkinson poderiam ser encontradas tanto no cérebro quanto no sistema digestivo dos pacientes.

Ratinhos em gaiolas esterilizadas e não-esterilizadas

Para analisar a ligação entre os dois órgãos, os pesquisadores da Caltech utilizaram ratos geneticamente modificados para serem mais suscetíveis à doença. Eles foram separados em dois grupos: um vivia em gaiolas comuns, não-estéreis, enquanto o outro vivia em um ambiente esterilizado.

O grupo que vivia nas gaiolas sem germes apresentou menos problemas motores e tinha menos fibras tóxicas no cérebro. Já os ratos da gaiola comum desenvolveram os sintomas de Parkinson como era o esperado.

Tratamento com antibióticos ajudou a reduzir os sintomas no grupo das gaiolas normais, sugerindo que havia algo no microbioma dos animais que estaria aumentando os sintomas.

Bactérias intestinais

Para finalizar o estudo, os pesquisadores injetaram bactérias intestinais de pacientes humanos nos ratos das gaiolas esterilizadas, e eles passaram a apresentar sintomas rapidamente. Já bactérias de pessoas sem Parkinson não causaram o mesmo efeito.

Este foi o momento ‘eureka’, os ratos eram geneticamente iguais, a única diferença era a presença ou ausência das bactérias intestinais”, afirmou Timothy Sampson um dos pesquisadores. “Estamos muito confiantes que as bactérias intestinais regulam, e talvez sejam até necessárias para o surgimento da doença de Parkinson”.

Uma das hipóteses dos pesquisadores é que as bactérias estejam liberando substâncias que ativam algumas partes do cérebro, causando danos.

Ainda há muito estudo a ser feito antes de entendermos o que está acontecendo, mas se esta pesquisa for verificada e replicada pela comunidade científica, pode alterar completamente a forma como encaramos o tratamento da doença.

Outros estudos já mostraram que pessoas expostas a certos pesticidas têm mais chances de desenvolver Parkinson, então é possível que essas substâncias estejam afetando as bactérias do sistema digestivo.

Os pesquisadores agora querem analisar os microbiomas das pessoas com Parkinson para tentar identificar quais micróbios parecem estar relacionados com a doença. Se eles puderem identificar a cepa de bactérias, seria possível criar uma nova forma de diagnosticar os pacientes muito antes do desenvolvimento dos sintomas clássicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …