Uber é acusada de deixar funcionários espionar celebridades e seus ex pelo app

(dr) Tech in Asia

-

A Uber até que tinha conseguido se afastar das polêmicas nos últimos meses, mas uma matéria publicada pelo Reveal nesta segunda-feira (12) jogou uma bomba sobre o colo da startup norte-americana.

Em entrevista ao referido site, Ward Spangenberg, que durante 11 meses atuou como investigador forense na empresa, alegou que a as frouxas políticas de segurança e privacidade da Uber permitiam que seus funcionários espionassem celebridades e ex-namoradas(os).

De acordo com Ward Spangenberg, os funcionários tinham acesso às informações de todas as corridas da Uber de todo mundo.

Para confirmar a história do perito, o Reveal conversou com outros cinco ex-funcionários da Uber, que disseram que a história é verdadeira. Segundo eles, algumas centenas de funcionários tinham acesso às informações de todos os usuários e podiam rastrear as corridas deles com bastante facilidade usando o chamado “God View“.

A ferramenta, que mostrava todos os carros do serviço circulando em uma determinada cidade e todas as informações pessoais de seus passageiros, foi pivô do escândalo que eclodiu em janeiro deste ano e rendeu vários processos contra a Uber por invasão de privacidade e segurança.

(dr) Ward Spangenberg

Despedido em fevereiro depois de 11 meses trabalhando na Uber, Ward Spangenberg diz que frequentemente discutia com a direção da empresa por funcionários estarem espionando corridas de celebridades e ex-namoradas(os). Agora, ele processa startup norte-americana

Despedido em fevereiro depois de 11 meses trabalhando na Uber, Ward Spangenberg diz que frequentemente discutia com a direção da empresa por funcionários estarem espionando corridas de celebridades e ex-namoradas(os). Agora, ele processa startup norte-americana

À época, numa tentativa de abafar a polêmica, a empresa disse estar comprometida em encerrar o “God View” e apagar todos os dados que levassem à identificação dos passageiros

Prática ilegal continua sendo feita

Apesar do escândalo e da promessa, ex-funcionários disseram que nada mudou e que a ferramenta continua funcionando, agora com o nome de “Heaven View”.

Eles também alegam que nenhuma medida efetiva foi tomada para impedir a coleta de dados que levem à identificação dos passageiros, o que significa que todo mundo continua tendo sua privacidade e segurança deliberadamente violadas.

Por causa disso, e por ter sido demitido sem justa causa em fevereiro deste ano, Spangenberg resolveu falar ao público, expor e processar a empresa. Ele diz que jamais concordou com as práticas ilegais da Uber e frequentemente “peitava” o alto escalão por isso – motivo que pode tê-lo levado à demissão.

Por fim, o investigador forense diz que “basta saber o que está fazendo para nunca ser pego” usando o “Heaven View“, dando a entender que a empresa ainda é complacente com quem continua rastreando os passos de pessoas comuns e celebridades.

O outro lado

Em sua defesa, a Uber argumenta que mantém regras rígidas de proteção às informações dos clientes que utilizam seu app.

Citando investimentos e esforços recorrentes para melhorar a segurança dos usuários, a empresa diz que conta com “centenas de especialistas em segurança e privacidade trabalhando o tempo todo para proteger os dados”.

“Isso inclui reforçar nossas políticas e técnicas para limitar o acesso a dados por funcionários. Todas as potenciais violações não rapidamente investigadas”, acrescenta.

Para finalizar, a empresa garante que os funcionários só têm acesso àquilo que suas funções exigem e que tudo o que eles fazem é registrado e auditado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …