Uma portaria do Ministério da Justiça autoriza o emprego da Força Nacional pelo prazo de 60 dias em ações de segurança no Rio Grande do Norte, com o objetivo de combater a onda de violência que tem sido registrada no estado.
Em uma primeira etapa, mais de 100 policiais estarão à disposição das autoridades locais. Parte deles chegou ontem (12) a Natal e o restante chegará ainda hoje.
A autorização para o emprego da Força Nacional foi dada atendendo a pedido do governador do estado, Robinson de Faria. Por meio dela, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte terá o apoio da Força Nacional para implementar ações de policiamento ostensivas. Está prevista, inclusive, a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque denúncia e ocorrências.
Desde 29 de julho uma série de ocorrências de vandalismo e depredação, a maioria de incêndios a ônibus, em cidades do interior e na região metropolitana de Natal. Também há registros de disparos contra prédios públicos e explosivos em uma agência bancária.
Esses ataques começaram após a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na capital potiguar.
No início de agosto, foram enviados cerca de 1,2 mil homens do Exército e da Marinha para atuar no combate à onda de violência que afeta a capital Natal e cidades vizinhas.
A indicação da PM local é que a população não compartilhe áudios, imagens e mensagens de texto relacionadas a atos criminosos, mesmo que elas sejam verdadeiras. A polícia orienta que as mensagem sejam encaminhadas para o Disque Denúncia Whatsapp da Sesed pelo (84) 98149-9906.