A 5G está aqui, mas será que haverá uma 6G?

Apesar de a tecnologia 5G ainda estar na infância, e fazer tudo o que a 4G consegue, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro. Mas ninguém sabe exactamente como será a 6G.

A maioria de nós ainda se lembra do barulho dos modems antigos a tentar (muito lentamente) a ligação à internet.

A tecnologia, incluindo a internet móvel e os cabos de telecomunicação que fazem a ligação à internet de casa, têm se desenvolvido rapidamente em comparação aos dias de antigamente, em que hoje levamos dispositivos nos nossos bolsos com velocidades de download exponencialmente mais rápidas.

Claro que à maneira que a velocidade dos downloads acelera, pessoas de todo o mundo ficam cada vez mais impacientes, aos ponto de que hoje em dia, enquanto esperamos que a 5G se expanda ao mundo inteiro, os investigadores de telecomunicações já começaram a falar da 6G.

A diferença entre a 5G e outras gerações

Nem é preciso dizer que a 5G faz tudo o que a 4G consegue… mas melhor.  Irá trabalhar a uma velocidade mais rápida, permitindo aos utilizadores fazer o download de filmes em alta definição em apenas segundos em vez de minutos! O tempo de resposta será igualmente mais rápido.

Enquanto actualmente, o tempo de latência é aproximadamente 50 milissegundos, a 5G promete uma latência de apenas 1 milissegundo, o que coloca as redes móveis ao mesmo nível da banda larga pela primeira vez.

Mas talvez o desenvolvimento mais empolgante entre a 4G e a 6G é a sua capacidade. Tal como o barulho dos modems antigos nos soa familiar, o mesmo acontece com a experiência de realizar qualquer tarefa que utiliza dados, ao mesmo tempo que muitas outras pessoas.

Isso resume-se a redes 4G simplesmente não terem capacidade de banda larga suficiente para suportar múltiplos usuários. Com a 5G, isso não será mais um problema, com uma largura de banda mínima de 50 MHz e um máximo de 400 MHz.

Isto tudo significa que a 5 terá a capacidade de mover mais dados, ser mais ágil e conectar-se a mais dispositivos de uma só vez.

Ligar o Interruptor na 5G

Embora companhias de telecomunicações como a Samsung, LG, AT&T, Huawei e ZTE tenham anunciado que pretendem lançar redes 5G este ano, o lançamento está a acontecer mais devagar do que era esperado.

Este também é o caso na Europa, onde San Marino foi o banco de testes da 5G, e a Vodafone, EE e O2 anunciaram que pretendem começar a implantar a conectividade 5G nas principais cidades britânicas a partir do verão de 2019.

A Verizon está à frente nesta competição, tendo lançado o primeiro telefone 5G, o Moto Z3, a 3 de Abril. Contudo, a experience 5G deixa muito a desejar, com rede limitada somente em duas das maiores cidades dos Estados Unidos (Chicago e Minneapolis).

Se considerarmos que a história se repete, não podemos esperar que as redes 5G alcancem sucesso nos próximos. Apesar dos primeiros telefones 4G aparecerem nos Estados Unidos em 2010, aplicações 4G como o Snapchat, a Uber e videochamadas não se expandiram até 2013.

Talvez não seja uma grande surpresa, que o Brasil não tenha intenções de adoptar esta tecnologia até Março de 2020, uma vez que o governo tenha investimento necessário para promover.

O que é a 6G, e porque é que o mundo precisa disto?

Depois do primeiro 6G Wireless Summit no fim de Março, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro, apesar da 5G ainda estar na sua infância, e a 4G LTE ainda ser considerada a norma.

Mas, mesmo aqueles que falaram no Summit não sabem exactamente como será a 6G. Ainda para mais, assim como a 5G exigiu postes adicionais e relays de sinal cada vez mais próximos, isso significa uma mudança de equipamentos e infra-estrutura (como os cabos de telecomunicações).

O advento da 6G também deve exigir mais investimentos e adaptações para apoiar um sistema next-next-gen. A questão é, quanto apetite haverá para isso, se se seguir muito próximo do investimento na 5G?

À medida que olhamos para o futuro, os que têm palavra na tomada de decisões terão de considerar a mesma pergunta que fizeram a si mesmos (e uns aos outros) durante anos, à medida que avançamos rapidamente de 3G para 5G: Por que é que precisamos desta próxima geração em tecnologia?

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …