A 5G está aqui, mas será que haverá uma 6G?

Apesar de a tecnologia 5G ainda estar na infância, e fazer tudo o que a 4G consegue, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro. Mas ninguém sabe exactamente como será a 6G.

A maioria de nós ainda se lembra do barulho dos modems antigos a tentar (muito lentamente) a ligação à internet.

A tecnologia, incluindo a internet móvel e os cabos de telecomunicação que fazem a ligação à internet de casa, têm se desenvolvido rapidamente em comparação aos dias de antigamente, em que hoje levamos dispositivos nos nossos bolsos com velocidades de download exponencialmente mais rápidas.

Claro que à maneira que a velocidade dos downloads acelera, pessoas de todo o mundo ficam cada vez mais impacientes, aos ponto de que hoje em dia, enquanto esperamos que a 5G se expanda ao mundo inteiro, os investigadores de telecomunicações já começaram a falar da 6G.

A diferença entre a 5G e outras gerações

Nem é preciso dizer que a 5G faz tudo o que a 4G consegue… mas melhor.  Irá trabalhar a uma velocidade mais rápida, permitindo aos utilizadores fazer o download de filmes em alta definição em apenas segundos em vez de minutos! O tempo de resposta será igualmente mais rápido.

Enquanto actualmente, o tempo de latência é aproximadamente 50 milissegundos, a 5G promete uma latência de apenas 1 milissegundo, o que coloca as redes móveis ao mesmo nível da banda larga pela primeira vez.

Mas talvez o desenvolvimento mais empolgante entre a 4G e a 6G é a sua capacidade. Tal como o barulho dos modems antigos nos soa familiar, o mesmo acontece com a experiência de realizar qualquer tarefa que utiliza dados, ao mesmo tempo que muitas outras pessoas.

Isso resume-se a redes 4G simplesmente não terem capacidade de banda larga suficiente para suportar múltiplos usuários. Com a 5G, isso não será mais um problema, com uma largura de banda mínima de 50 MHz e um máximo de 400 MHz.

Isto tudo significa que a 5 terá a capacidade de mover mais dados, ser mais ágil e conectar-se a mais dispositivos de uma só vez.

Ligar o Interruptor na 5G

Embora companhias de telecomunicações como a Samsung, LG, AT&T, Huawei e ZTE tenham anunciado que pretendem lançar redes 5G este ano, o lançamento está a acontecer mais devagar do que era esperado.

Este também é o caso na Europa, onde San Marino foi o banco de testes da 5G, e a Vodafone, EE e O2 anunciaram que pretendem começar a implantar a conectividade 5G nas principais cidades britânicas a partir do verão de 2019.

A Verizon está à frente nesta competição, tendo lançado o primeiro telefone 5G, o Moto Z3, a 3 de Abril. Contudo, a experience 5G deixa muito a desejar, com rede limitada somente em duas das maiores cidades dos Estados Unidos (Chicago e Minneapolis).

Se considerarmos que a história se repete, não podemos esperar que as redes 5G alcancem sucesso nos próximos. Apesar dos primeiros telefones 4G aparecerem nos Estados Unidos em 2010, aplicações 4G como o Snapchat, a Uber e videochamadas não se expandiram até 2013.

Talvez não seja uma grande surpresa, que o Brasil não tenha intenções de adoptar esta tecnologia até Março de 2020, uma vez que o governo tenha investimento necessário para promover.

O que é a 6G, e porque é que o mundo precisa disto?

Depois do primeiro 6G Wireless Summit no fim de Março, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro, apesar da 5G ainda estar na sua infância, e a 4G LTE ainda ser considerada a norma.

Mas, mesmo aqueles que falaram no Summit não sabem exactamente como será a 6G. Ainda para mais, assim como a 5G exigiu postes adicionais e relays de sinal cada vez mais próximos, isso significa uma mudança de equipamentos e infra-estrutura (como os cabos de telecomunicações).

O advento da 6G também deve exigir mais investimentos e adaptações para apoiar um sistema next-next-gen. A questão é, quanto apetite haverá para isso, se se seguir muito próximo do investimento na 5G?

À medida que olhamos para o futuro, os que têm palavra na tomada de decisões terão de considerar a mesma pergunta que fizeram a si mesmos (e uns aos outros) durante anos, à medida que avançamos rapidamente de 3G para 5G: Por que é que precisamos desta próxima geração em tecnologia?

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …