A 5G está aqui, mas será que haverá uma 6G?

Apesar de a tecnologia 5G ainda estar na infância, e fazer tudo o que a 4G consegue, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro. Mas ninguém sabe exactamente como será a 6G.

A maioria de nós ainda se lembra do barulho dos modems antigos a tentar (muito lentamente) a ligação à internet.

A tecnologia, incluindo a internet móvel e os cabos de telecomunicação que fazem a ligação à internet de casa, têm se desenvolvido rapidamente em comparação aos dias de antigamente, em que hoje levamos dispositivos nos nossos bolsos com velocidades de download exponencialmente mais rápidas.

Claro que à maneira que a velocidade dos downloads acelera, pessoas de todo o mundo ficam cada vez mais impacientes, aos ponto de que hoje em dia, enquanto esperamos que a 5G se expanda ao mundo inteiro, os investigadores de telecomunicações já começaram a falar da 6G.

A diferença entre a 5G e outras gerações

Nem é preciso dizer que a 5G faz tudo o que a 4G consegue… mas melhor.  Irá trabalhar a uma velocidade mais rápida, permitindo aos utilizadores fazer o download de filmes em alta definição em apenas segundos em vez de minutos! O tempo de resposta será igualmente mais rápido.

Enquanto actualmente, o tempo de latência é aproximadamente 50 milissegundos, a 5G promete uma latência de apenas 1 milissegundo, o que coloca as redes móveis ao mesmo nível da banda larga pela primeira vez.

Mas talvez o desenvolvimento mais empolgante entre a 4G e a 6G é a sua capacidade. Tal como o barulho dos modems antigos nos soa familiar, o mesmo acontece com a experiência de realizar qualquer tarefa que utiliza dados, ao mesmo tempo que muitas outras pessoas.

Isso resume-se a redes 4G simplesmente não terem capacidade de banda larga suficiente para suportar múltiplos usuários. Com a 5G, isso não será mais um problema, com uma largura de banda mínima de 50 MHz e um máximo de 400 MHz.

Isto tudo significa que a 5 terá a capacidade de mover mais dados, ser mais ágil e conectar-se a mais dispositivos de uma só vez.

Ligar o Interruptor na 5G

Embora companhias de telecomunicações como a Samsung, LG, AT&T, Huawei e ZTE tenham anunciado que pretendem lançar redes 5G este ano, o lançamento está a acontecer mais devagar do que era esperado.

Este também é o caso na Europa, onde San Marino foi o banco de testes da 5G, e a Vodafone, EE e O2 anunciaram que pretendem começar a implantar a conectividade 5G nas principais cidades britânicas a partir do verão de 2019.

A Verizon está à frente nesta competição, tendo lançado o primeiro telefone 5G, o Moto Z3, a 3 de Abril. Contudo, a experience 5G deixa muito a desejar, com rede limitada somente em duas das maiores cidades dos Estados Unidos (Chicago e Minneapolis).

Se considerarmos que a história se repete, não podemos esperar que as redes 5G alcancem sucesso nos próximos. Apesar dos primeiros telefones 4G aparecerem nos Estados Unidos em 2010, aplicações 4G como o Snapchat, a Uber e videochamadas não se expandiram até 2013.

Talvez não seja uma grande surpresa, que o Brasil não tenha intenções de adoptar esta tecnologia até Março de 2020, uma vez que o governo tenha investimento necessário para promover.

O que é a 6G, e porque é que o mundo precisa disto?

Depois do primeiro 6G Wireless Summit no fim de Março, parece que os investigadores estão ansiosos por olhar mais para o futuro, apesar da 5G ainda estar na sua infância, e a 4G LTE ainda ser considerada a norma.

Mas, mesmo aqueles que falaram no Summit não sabem exactamente como será a 6G. Ainda para mais, assim como a 5G exigiu postes adicionais e relays de sinal cada vez mais próximos, isso significa uma mudança de equipamentos e infra-estrutura (como os cabos de telecomunicações).

O advento da 6G também deve exigir mais investimentos e adaptações para apoiar um sistema next-next-gen. A questão é, quanto apetite haverá para isso, se se seguir muito próximo do investimento na 5G?

À medida que olhamos para o futuro, os que têm palavra na tomada de decisões terão de considerar a mesma pergunta que fizeram a si mesmos (e uns aos outros) durante anos, à medida que avançamos rapidamente de 3G para 5G: Por que é que precisamos desta próxima geração em tecnologia?

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …